Início » Carreta da mamografia realiza exames em Poá até sábado (5/02)

Carreta da mamografia realiza exames em Poá até sábado (5/02)

Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico; pacientes entre 50 a 69 anos podem realizar o exame sem encaminhamento

Cerca de 230 exames de mamografia foram realizados no município de Poá, até esta segunda-feira (31/01) pelo programa estadual “Mulheres de Peito”, por meio da carreta da mamografia. Localizada em frente ao Centro Municipal de Especialidades – CEME (rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina), a carreta realiza exames em mulheres com idade a partir de 35 anos, somente até o próximo sábado (5/02).

Segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, a carreta está no município através da parceria do Governo do Estado com as secretarias municipais de Saúde e da Mulher. “É uma ação muito importante que tem como objetivo incentivar e apoiar as mulheres na prevenção contra o câncer de mama, por meio deste programa que conta com toda a estrutura necessária”, afirmou.

A responsável pela Pasta da Mulher salientou que o atendimento é realizado das 8 às 17 horas, até sexta-feira e no sábado, das 8 às 12 horas. “Vale ressaltar que o atendimento é feito por ordem de chegada e com distribuição de senha, sendo 50 vagas por dia, até sexta-feira, e 25 no sábado. Por isso recomentamos que as pacientes cheguem cedo para a realização do exame”, destacou a secretária Maria da Graça Chaia Marques.

Os exames são gratuitos e voltados para mulheres acima de 35 anos. O veículo oferecerá o exame de mamografias, gratuitamente, para as poaenses que se enquadram nesta faixa etária. Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar o exame sem necessidade de encaminhamento médico ou agendamento feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

“Já as pacientes de 35 a 49 anos e acima dos 70 anos, precisam apresentar o pedido médico, cartão do SUS e RG. Quem porventura não tiver este encaminhamento, pode retirá-lo na Secretaria de Saúde (rua Barão de Juparaná, 43 – Jardim Medina), das 8 às 16 horas. Já mulheres de 50 a 69 anos, bastam ter em mãos no momento do exame o cartão do SUS e RG”, explicou Claudia.

Campanha Dona Chica

Durante os dias de ação da carreta da mamografia, a Secretaria da Mulher estará arrecadando absorventes para as jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da “Campanha Dona Chica – Absorva Esta Ideia”. “Essa é uma ação muito importante e quem puder ajudar será de grande valia, pois neste início de ano estaremos contemplando as estudantes matriculadas em escolas municipais e estaduais”, explicou a secretária da Pasta, Graça Chaia Marques.

Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”

Data: até o dia 05/02

Local: rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina