Início » Mais de seis mil pessoas são vacinadas contra a gripe em Poá

Mais de seis mil pessoas são vacinadas contra a gripe em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou nesta quinta-feira (13/05) o balanço com os dados da campanha da vacinação contra a gripe no município de Poá. Ao todo, 6.560 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza, incluindo idosos e profissionais da educação, que fazem parte da 2ª etapa iniciada na última terça-feira (11/05).

Segundo o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a adesão à campanha no município está muito baixa e a imunização contra a gripe é muito importante. “Por causa deste momento de pandemia que vivemos a vacinação contra a influenza ganhou ainda mais importância porque, por meio dela, podemos prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença como, por exemplo, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)”, afirmou.

De acordo com o balanço apresentado, até o momento apenas 6.560 mil pessoas foram imunizadas no município, sendo que 3.720 são crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, 469 gestantes, 72 puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, 1.113 trabalhadores da saúde, 1.107 idosos 60+ e 79 profissionais da educação. “Aproveito a oportunidade para convocar as pessoas que se encaixam no público-alvo das 1ª e 2ª etapas para que compareçam a qualquer uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município para serem vacinadas”, ressaltou Leonardo.

A secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, enfatizou a importância do intervalo necessário entre as vacinas contra a gripe e a Covid-19. “É essencial ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que é de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações. Isso é uma precaução e não uma contraindicação”. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel.

No ato da vacinação, o público-alvo da 1ª etapa deve apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. Já os idosos com mais de 60 anos devem estar munidos com o comprovante de endereço e RG e os profissionais da educação, com qualquer documento que comprove atividade funcional na área como, por exemplo, holerite, crachá ou CLT.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá