Início » Mais de 6,5 mil invólucros com drogas foram apreendidos pela GCM no 1º semestre

Mais de 6,5 mil invólucros com drogas foram apreendidos pela GCM no 1º semestre

Além disso, de acordo com o balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Urbana, cerca de 50 prisões foram realizadas neste período

Mais de 6,5 mil invólucros contendo drogas foram apreendidos pela Guarda Civil Municipal de Poá (GCM), durante o primeiro semestre de 2022. Neste período, 29 traficantes foram presos em flagrante pelos agentes municipais, como reflexo do trabalho constante de combate ao tráfico de entorpecentes no município.

Segundo a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, os constantes investimentos realizados pela administração municipal tem resultado em uma maior efetividade da corporação, não só relacionada ao tráfico de drogas, mas na segurança pública como um todo. “Nos primeiros seis meses deste ano, realizamos prisões, recuperamos veículos produtos de furtos e/ou roubos, bem como evitamos duas tentativas de sequestro graças à ação rápida das nossas equipes, com o apoio do sistema de monitoramento, entre outras ações”, disse.

Conforme os dados divulgados pela Secretaria, além da apreensão de drogas e da prisão dos traficantes, cerca de R$ 6,5 mil em espécie também foram apreendidos durante as ocorrências, bem como a detenção de, aproximadamente, 20 homens por crimes como furto e roubo, por exemplo.

As ocorrências com mais destaque foram as duas tentativas de sequestro que, em virtude da ação dos agentes municipais foram frustradas e resultaram na prisão de três criminosos, além da tentativa de roubo de uma moto na rodovia João Afonso Castellano (Vila Varela), onde teve troca de tiros que resultou na morte de um dos assaltantes.

“Temos intensificado os trabalhos em prol da segurança pública e os resultados estão aparecendo. Os investimentos da Municipalidade para o aumento do efetivo e melhoria da estrutura têm fortalecido a Secretaria e, consequentemente, a corporação”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri.

INVESTIMENTOS

Desde o início de 2021, a atual administração municipal promoveu o aumento do efetivo da GCM em 78%, equipou e operacionalizou o Centro de Segurança Integrada (CSI), recuperou 54 câmeras de vigilância e reativou a Central de Monitoramento, conquistou junto ao governo estadual equipamentos e viaturas, assim como implantou a Base Móvel Comunitária (com recursos próprios) e o Patrulhamento Operacional a Pé (POP).

Nos últimos dias 29 e 30 de junho, a prefeita Marcia Bin assinou o termo de implantação para o sistema estadual Detecta e o convênio para o sistema federal Córtex, respectivamente, para implantar uma “cerca virtual”, por meio das câmeras de monitoramento, tendo controle sobre o ingresso e saída dos veículos, obtendo as informações dos mesmos de forma automática pela identificação da placa dos mesmos.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti / Ronaldo Andrade – Secom Poá