Início » Loja do Bem “Colete e Troque” é inaugurada em Poá

Loja do Bem “Colete e Troque” é inaugurada em Poá

O munícipe pode trocar um quilo de qualquer material reciclável por uma Moeda Verde que pode ser utilizado para obter um produto da Loja que funcionará as terças e quintas-feiras

Com a finalidade de fomentar a coleta seletiva no município, a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, inaugurou na tarde desta terça-feira (19/10), a Loja do Bem “Colete e Troque”, na Praça da Bíblia. A unidade é a quarta loja do Alto Tietê e é destinada a promover a troca de recicláveis por diversos produtos.

A prefeita Marcia Bin fez questão de conhecer a loja e parabenizar a responsável pela Pasta, Claudete Canada, pela iniciativa. “A loja ficou muito bonita e com uma boa variedade de produtos. Toda ação que tem como objetivo preservar o meio ambiente já é digna de aplausos, mas quando ainda propicia à população mais carente a oportunidade de obter alimentos de forma mais barata, com certeza merece todo apoio possível por parte da administração municipal”, afirmou.

A Loja do Bem faz parte da política ambiental que a Secretaria quer implantar no município, com a finalidade de fomentar a coleta seletiva, incentivando a troca dos recicláveis pela Moeda Verde que será realizada na própria unidade. “O munícipe pode escolher os produtos e pagar com a referida moeda que só terá validade na loja. As trocas são por produtos diversos e vouchers doados pelos comércios da cidade, por meio de parcerias. Tudo disponível na própria Loja”, afirmou Claudete.

Para a manutenção do projeto, será necessária a realização de parceria com os comércios da cidade para obter doações de produtos, que serão adquiridos pela população. A iniciativa é resultado da parceria com a Ong Espaço Urbano, por meio do programa Recicla Cidade, coordenado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Em Poá, a Loja do Bem também conta com a parceria da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) e da Secretaria de Cultura.

O sistema de coleta converte um quilo de material reciclável doado pelo munícipe em uma moeda social. A partir dela, o consumidor poderá realizar as trocas. Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente.

Os itens disponibilizados na loja variam entre produtos de limpeza, alimentos, brinquedos, entre outros. “Cada um quilo equivale a uma Moeda Verde. Na nossa unidade temos, por exemplo, detergente por duas moedas, maionese por seis moedas, um quilo de sal que pode ser trocado por duas moedas. Quanto mais trocas ocorrerem, maior será o poder de compra do cidadão e, consequentemente, maior será a quantidade de reciclável recolhido”, destacou a secretária.

Estiveram presentes na abertura da loja “Colete e Troque”, o vice-prefeito Geraldo Oliveira; o chefe de Gabinete, Bruno Kim; os secretários municipais Ariel Borges (Cultura), Claudia Cristina de Deus (Saúde), Simone Lacerda (Educação) e Maria da Graça Chaia Marques (Mulher), além da Roseli Barbosa (diretora da Ong Espaço Urbano), e Marcos Antonio de Lima (presidente da Cruma).

A Loja do Bem “Colete e Troque” está localizada nas dependências da Praça da Bíblia, na rua Vicente Guida, s/n, Centro. O horário de atendimento será nas terças e quinta-feiras, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá