Início » Loja “Colete e Troque” recebeu mais de 4,5 toneladas de recicláveis em um ano

Loja “Colete e Troque” recebeu mais de 4,5 toneladas de recicláveis em um ano

A unidade de Poá completa um ano de funcionamento no próximo dia 19 de outubro; 4.600 quilos de recicláveis já foram trocados por “Moedas Verdes”

A Loja do Bem “Colete e Troque” de Poá completa um ano de funcionamento no próximo dia 19 de outubro e, neste período, já recebeu cerca de 4,6 toneladas de materiais recicláveis. Cada quilo de material entregue pelos munícipes é trocado pela chamada “Moeda Verde” que pode ser utilizada para aquisição de alimentos, brinquedos, produtos de limpeza, entre outros, que são oferecidos pela própria Loja.

A loja inaugurada pela Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, em outubro de 2021, tem a finalidade de fomentar a coleta seletiva no município. A unidade é a quarta loja do Alto Tietê, sendo resultado da parceria com a Ong Espaço Urbano, por meio do programa Recicla Cidade, coordenado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

De acordo com balanço disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente, alimentos como arroz, feijão, sal, açúcar, achocolatado e café, representam 300 quilos de alimentos trocados. Outros produtos como, biscoitos, maionese, detergente, fraldas, sabonete, entre outros, ultrapassaram as 500 unidades.

Em Poá, a Loja do Bem também conta com a parceria da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (CRUMA) e da Secretaria de Cultura.

“Esta é uma forma inovadora e responsável de fortalecer o fomento à educação social e ambiental, além de reforçar o valor de destinar os resíduos adequadamente. Estamos muito felizes com a quantidade de recicláveis arrecadados, nossa população aderiu bem à iniciativa, esperamos aumentar ainda mais esses números no próximo ano”, destacou a chefe da Pasta, Claudete Canada.

A prefeita Marcia Bin falou sobre os números alcançados no primeiro ano de funcionamento do equipamento. “Esta é sem dúvida alguma, uma das iniciativas mais bem sucedidas da Pasta ambiental em nosso município. A secretária Claudete, junto com nossos parceiros, tem desempenhado um papel importantíssimo na expansão da coleta seletiva. Estamos conseguindo ajudar o meio ambiente e, consequentemente, beneficiar os cidadãos que se comprometem com uma sociedade mais ecológica”, disse a chefe do Executivo municipal.

Para a manutenção do projeto, é necessária a realização de parcerias com os comércios da cidade para obter as doações dos produtos que são adquiridos pela população. A Loja do Bem “Colete e Troque” está localizada nas dependências da Praça da Bíblia, na rua Vicente Guida, s/n, Centro. O funcionamento é as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá