Início » Inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Poá segue até esta quinta-feira

Inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Poá segue até esta quinta-feira

by Secretaria de Comunicação Secom

Inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Poá; evento será nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/11), no Teatro Municipal

A Secretaria de Cultura de Poá alerta que as inscrições para a 3ª Conferência de Cultura seguem até esta quinta-feira (24/11). Elas podem ser feitas de forma online por meio do site da Prefeitura de Poá (www.poa.sp.gov.br). O evento realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais será nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/11), das 9 às 17 horas, no Teatro Municipal Turíbio Ruiz.

O tema deste ano será “Construindo Diretrizes para o Plano Municipal de Cultura”, com o objetivo de discutir e elaborar propostas com a população para projetar o setor cultural da cidade para os próximos dez anos. A conferência será aberta a toda a população. Importante destacar que o interessado poderá se inscrever para qualquer um dos dois dias do evento ou em toda a conferência.

“Estamos em tratativas desde outubro deste ano para possibilitar que a população possa participar desta ação que visa construir políticas públicas culturais. É muito importante a participação dos artistas, produtores e da sociedade civil para que sugiram e deliberem conosco pautas sobre este tema tão importante para a cidade”, explanou o chefe da Pasta, Ariel Borges.

Programação

Na sexta-feira (25/11), a programação inicia às 9 horas com o primeiro painel do dia com o tema: “Planos Municipais de Cultura, o que são e para que servem?”, e contará com a presença da especialista em gestão cultural, Camila Marujo.

Em seguida, o segundo painel trará o tema “Aprendendo com os vizinhos: as experiências de Mogi das Cruzes e Guarulhos”. Neste momento, representantes das duas cidades irão compartilhar experiências do processo de elaboração dos respectivos planos municipais, a fim de explicitar as diversas metodologias de criação utilizadas e que poderão ser utilizadas como exemplo para Poá.

No período da tarde, os participantes irão conhecer em detalhes a atual estrutura administrativa da Secretaria de Cultura e traçar um diagnóstico cultural do município, a fim de servir de base para a etapa de discussão dos eixos temáticos, a ser realizada no dia seguinte.

Para o sábado (26/11), os organizadores reservaram o período para os grandes debates e momentos de proposições. No total, serão oito eixos temáticos transversais que vão desde a gestão cultural até a descentralização das ações. Após a discussão em grupos, os participantes irão apresentar suas propostas em plenária e votar para incluir nas diretrizes do plano.

Outras etapas previstas são a escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura e a eleição dos representantes da sociedade civil para o novo mandato do Conselho de Políticas Culturais, que se encerra em dezembro. 

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá