Início » II Fórum Regional dos Conselhos de Saúde do Alto Tietê foi realizado nesta sexta-feira

Encontro foi na Câmara Municipal de Poá e contou com a presença das lideranças dos conselhos municipais de saúde da região

O município de Poá sediou nesta sexta-feira (26/08), o II Fórum Regional dos Conselhos de Saúde do Alto Tietê (Forsalt). Realizado na Câmara Municipal, o evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde poaense e reuniu representantes dos Conselhos Municipais da região e de entidades ligadas à área da saúde.

O evento aberto as autoridades e a sociedade civil discutiu temas como “Atendimentos Online”, “Direitos, Deveres e Vivências” dos Conselhos Municipais, assim como a apresentação de um representante da CROSS, Regulação e Distribuição de Vagas, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo.

O encontro anual que está em sua segunda edição, sendo a primeira realizada presencialmente após o período de dois anos da pandemia do Covid-19, teve como principal objetivo tratar sobre os projetos regionais de saúde, visando promover melhorias aos pacientes e também aos servidores que atuam no setor. Além disso, os participantes avaliaram e buscaram estratégias para a implantação de projetos que possam ser úteis para todo o Estado de São Paulo.

O secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor, participou do evento e falou sobre a importância do encontro. “Todos nós sabemos da necessidade dos aprimoramentos na saúde pública. Esse fórum é fundamental para podermos avaliar as iniciativas que foram bem sucedidas e planejar novas medidas e reformas para o futuro. Saímos daqui hoje com um resultado muito positivo acerca dos assuntos que foram discutidos”, disse o responsável pela Pasta.Um dos projetos de sucesso aplicados no município de Poá é o atendimento online na rede básica de saúde.

O projeto inicialmente foi implementado no atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em janeiro deste ano. Este serviço tem por objetivo garantir um atendimento de qualidade aos pacientes, por meio, de chamadas de vídeo, diminuindo, desta forma, as filas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Também estavam presentes no encontro os vereadores Saulo Teixeira Alberto da Costa, José Fabrício de Oliveira e Patrícia Bin de Sousa Sanches, além do representante da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo e da Diretoria Regional de Saúde, Glalco Cyriaco, bem como representantes de entidades ligadas à saúde.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá