Início » Idosos com idade a partir de 90 anos são vacinados em Poá

Idosos com idade a partir de 90 anos são vacinados em Poá

O município de Poá deu início, nesta segunda-feira (08/02), a vacinação da população idosa com idade igual ou superior a 90 anos. Ainda nesta semana, a cidade receberá mais 1.835 doses contra a Covid-19, que serão utilizadas para a aplicação do reforço nos profissionais de saúde da rede municipal e para dar início, na próxima quarta-feira (10/02), a imunização de quem tem idade superior a 85 anos e os profissionais da rede particular, que ainda não tiveram a oportunidade de receber a primeira dose.

A prefeita Marcia Teixeira Bin de Sousa acompanhou o início da vacinação realizada na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Estância Hidromineral de Poá, na região central. “Fico feliz pela campanha estar seguindo o cronograma, ver que a vacina está chegando aos munícipes, e principalmente aos mais vulneráveis, é emocionante e nos dá esperança de dias melhores”, enfatizou a chefe do poder Executivo.

A vacinação da população idosa está sendo feita com todo cuidado, segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia. “O estacionamento da escola está sendo utilizado para o sistema ‘drive thru’, desta forma conseguimos atender de forma rápida, segura e sem causar transtornos no trânsito”, destacou o responsável.

A campanha em Poá superou a marca de dois mil imunizados e, de acordo com o setor, já havia a preocupação com a continuidade da vacinação, já que a cidade havia recebido 2.530 doses. “Porém, fomos informados nesta segunda pelo Governo do Estado, sobre o envio de um novo lote previsto para esta terça-feira (09/02). Serão 1.835 novas doses da CoronaVac”, disse o diretor. Agora já são 2.014 vacinados em Poá.

O novo lote será utilizado para dar sequência à campanha de imunização dos idosos e também iniciar a aplicação do reforço da vacina nos profissionais da rede municipal de saúde. “É importante frisar que estamos na fase de vacinação dos idosos com mais de 90 anos e que vamos adiantar o cronograma. A partir da próxima quarta-feira (10/02), começaremos a vacinar quem tem idade superior a 85 anos, bem como daremos continuidade aos profissionais da Saúde da rede particular que ainda não conseguiram receber a primeira dose”, explicou.

Para esse grupo as datas reservadas serão 10, 11 e 12 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira), nos mesmos moldes da primeira vez, com a disponibilização de 200 senhas. Além disso, a pasta também fez uma solicitação ao Governo do Estado e aguarda o retorno positivo para vacinar os idosos com idade a partir de 75 anos já na próxima segunda-feira (15/02).

A vacinação está sendo realizada, das 9 às 15 horas, na Emeb Estância, localizada na avenida Prefeito Jorge Francisco Correa Allen, 325, no centro. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do telefone 4639-9121.

VACINAÇÃO INDÍGENA

A manhã desta segunda-feira também marcou a vacinação do primeiro indígena no município de Poá. Rubens Mamede, de 74 anos, é da Tribo Terena e reside na cidade há 45 anos. “É um momento de muita felicidade, agradeço à prefeita Marcia pelo carinho e pelo trabalho que está desenvolvendo. Tenho muito orgulho de ser índio e de morar em Poá”, afirmou.

CRONOGRAMA

10/02 – Início da vacinação dos idosos a partir de 85 anos (Emeb Estância no sistema drive thru)

10 a 12/02 – Vacinação dos profissionais da rede particular de saúde que ainda não foram vacinados (200 senhas diárias sem atendimento drive trhu)

11/02 – Início da 2ª dose dos profissionais da rede municipal de saúde (aplicação no local de trabalho)