Início » Guido Guida registra 57,7 mil atendimentos nos três primeiros meses de 2023

Guido Guida registra 57,7 mil atendimentos nos três primeiros meses de 2023

Neste número estão contabilizados consultas, exames e atendimentos emergenciais

A Secretaria de Saúde de Poá divulgou nesta terça-feira (04/04), o balanço de atendimento de janeiro a março deste ano, no Pronto Atendimento Municipal Dr. Guido Guida. Ao todo, 57.736 atendimentos foram realizados, entre consultas, exames e emergências, sendo que deste total, 64% são pacientes do município e 36% de outras cidades próximas.

Segundo a Pasta, o Pronto Atendimento passou por uma reestruturação com foco em oferecer um atendimento de excelência. “Neste número total de atendimentos, estão contabilizados exames, como radiografia, consultas com médicos pediatra e clínico, atendimentos na emergência e no setor de síndrome gripal”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

O chefe da Pasta ainda explicou que há pouco mais de um ano, a Administração Municipal optou por passar a gerência deste equipamento de saúde para uma Organização Social Civil para que além da melhora no atendimento, fosse possível também uma economia aos cofres municipais.

De acordo com dados informados pela Administração poaense, antes o custo para manter o Pronto Atendimento Guido Guida, era de aproximadamente, R$ 4,5 milhões mensais para os cofres municipais e com a Organização, são cerca de R$ 2,5 milhões ao mês, uma economia anual de R$ 24 milhões. “Encontramos uma solução para economizar e, ainda sim, oferecer um excelente atendimento”, ressaltou a prefeita Marcia Bin.

Agilidade

A agilidade no atendimento também foi citada pela Secretaria de Saúde e, acontece da seguinte maneira: o paciente chega e já retira a senha no ‘totem’ para ser chamado na recepção, local onde a equipe efetua o cadastro e classifica o paciente e o direciona para triagem onde é feita a Classificação de Risco e, em seguida, é realizado o encaminhamento para o clínico, pediatra ou emergência, de acordo com a necessidade.

O Pronto Atendimento Municipal Guido Guida está localizado na Rua Barão de Juparaná, 43, Jardim Medina, e funciona 24 horas. Este equipamento está sob a gerência da Organização Social Civil (OSC) Instituto Alpha de Medicina para a Saúde.

Foto: Ronaldo Andrade / Arquivo Secom – Poá