Início » GCM realiza nova apreensão de pássaros silvestres em Poá

GCM realiza nova apreensão de pássaros silvestres em Poá

Denúncia levou os agentes de segurança para a agência de veículos, em Calmon Viana, onde as aves foram encontradas

Seis pássaros silvestres foram apreendidos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá na manhã desta quarta-feira (27/10), dentro de uma concessionária de veículos, localizada no bairro de Calmon Viana. Um homem foi detido por crime ambiental. Esta é a segunda apreensão de pássaros silvestres que os agentes de segurança realizam nesta semana. Na última segunda-feira (25/10), cerca de 70 aves foram apreendidas na Vila Santa Helena.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri, a denúncia desta quarta-feira (27/10), pode ter sido motivada pela apreensão realizada no início da semana. “Acredito que o número de queixas vai aumentar, já que os munícipes estão sendo informados de que a GCM pode autuar crimes ambientais e, principalmente, que está agindo. Desta forma, a confiança na corporação vai crescendo e, consequentemente, os contatos também”, afirmou. Os munícipes podem fazer denúncias pelos telefones 4634-1666 ou o 153 – para este número é preciso utilizar uma linha fixa.

Na ação junto à concessionária, seis pássaros silvestres foram apreendidos, sendo dois Pixarros, três Coleirinhos e um Canário da Terra. As aves e o responsável foram encaminhados à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e os pássaros, posteriormente, serão enviados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) do Parque Ecológico do Tietê.

70 PÁSSAROS

Na última segunda-feira (25/10), a Guarda Municipal apreendeu cerca de 70 pássaros silvestres e autuou dois indivíduos em flagrante, durante uma ação que tinha como objetivo impedir a invasão de uma área localizada sob as torres de alta tensão, na Vila Santa Helena, na manhã desta segunda-feira (25/10). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Meio Ambiente do município de Mogi das Cruzes.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, os dois homens pegos em flagrante com as aves silvestres declararam, em depoimento na Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, a existência de mais pássaros em suas residências, nas ruas Mém de Sá e General Carneiro, na Vila Santa Helena.

“Realizamos novas diligências junto aos endereços citados e encontramos dezenas de pássaros das raças Coleirinho, Pixarro e Tico-Tico. As aves também foram encaminhadas à delegacia especializada de Mogi das Cruzes e, posteriormente, serão enviadas ao CRAS do Parque Ecológico do Tietê. Vale ressaltar que é crime ambiental a criação de pássaros silvestres em cativeiro para fins de lazer próprio, conforme a Lei Federal nº 9.605/98”, ressaltou Marlene.

FOTOS: Divulgação / Rodrigo Nagafuti – Secom Poá