Início » Campanha municipal do uso racional da água tem início em Poá

Campanha municipal do uso racional da água tem início em Poá

Frota de ônibus de transporte coletivo começou a receber cartazes informativos com dicas de economia para os passageiros nesta quarta-feira (27/10)

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, em parceria com a Sabesp e a empresa Radial Transportes, iniciou a Campanha Municipal do Uso Racional da Água, na manhã desta quarta-feira (27/10). Os ônibus que compõem a frota da empresa de transporte coletivo de Poá começaram a receber cartazes informativos com dicas de economia para os passageiros. Ao todo 20 veículos receberão o material.

A ação de conscientização tem como objetivo atender ao Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo, que questionou todas as cidades do Alto Tietê sobre as medidas que estão sendo adotadas em virtude da possibilidade de a região sofrer uma crise hídrica ainda mais severa do que a que ocorreu em 2015.

“Conversamos com a Sabesp, que é uma grande parceira do município e, posteriormente, entramos em contato com a Radial Transportes que, de imediato, entendeu a importância da ação e abraçou a campanha. A princípio esta iniciativa será voltada para os usuários do transporte coletivo, por meio dos cartazes que estarão disponibilizados em um ponto estratégico e de maior visibilidade no interior dos carros”, ressaltou Claudete.

Como o uso racional da água é uma das maneiras mais efetivas que a população pode adotar para colaborar, a campanha também se estenderá para as escolas municipais, por meio de parceria com a Secretaria de Educação. “Também vamos colocar adesivos nos banheiros das unidades escolares com a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância de utilizar a água de forma racional”, afirmou a secretária. Além dos cartazes e adesivos, a Prefeitura de Poá também iniciou, por meio das redes sociais, uma série de publicações informando, orientando e dando dicas aos munícipes sobre a importância de economizar água.

A responsável pela Pasta fez um alerta sobre a situação dos mananciais que abastecem o Alto Tietê e a Região Metropolitana que estão perdendo volume de água em decorrência de diversos problemas relacionados, principalmente, as mudanças climáticas como, por exemplo, desmatamento, poluição e o chamado estresse hídrico na Bacia Hidrográfica. “Chamamos esta situação de estresse hídrico. É um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Peço para que todos participem e colaborem, seja com o uso racional ou, ao menos, com um olhar diferenciado para vazamentos e uso incorreto da água”, finalizou a secretária.

Estiveram presentes os representantes da Sabesp Zemicindo Mendes (Gerente de Divisão), Carolina Queiroz (Gestora de Saneamento – GR Alto Tietê) e Agnaldo dos Santos (Programa de Participação Comunitária – GR Alto Tietê), além da Analista de Comunicação da Radial Transportes, Jéssica Alves.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá