Início » GCM inicia curso de atualização para fiscalização ambiental

GCM inicia curso de atualização para fiscalização ambiental

A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá iniciou nesta terça-feira (27/04) o curso de atualização para agentes de Fiscalização Ambiental. Ao todo 50 guardas entre homens e mulheres serão capacitados, sendo 25 neste primeiro dia e 25 na próxima sexta-feira (30/07). A aula contou com a participação das secretárias Marlene Sant’Anna (Segurança Urbana) e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos).

O conteúdo programático conta com o curso de Policiamento Ambiental, que abordará a legislação e competência da GCM e o curso da Fundação Florestal – veiculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que terá como tema principal a preservação das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s).  As formações serão ministradas pelo comandante da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental da PM de Mogi das Cruzes, o 1° tenente Aurélio Alexandre Teixeira, e pela gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê da Fundação Florestal, Katia Bastos Florindo, respectivamente.

Antes do início das aulas, a secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá, Claudete Canada, enfatizou que a premissa da gestão da Marcia Bin é trabalhar na questão ambiental. “A GCM será o nosso braço direito e essa união de esforços, dentro do que rege a lei, será de extrema importância para as nossas ações em prol da proteção das áreas ambientais de Poá”, disse.

De acordo com a responsável pela pasta, a GCM já está apta a atuar como agente de fiscalização ambiental, desde o dia 6 de abril, após a autorização da prefeita Marcia Bin com a assinatura do documento de instrução conjunta. “O curso chega para especializar o trabalho dos agentes. A legislação ambiental requer uma atenção diferenciada e dará toda a base para as ações das equipes”, enfatizou a secretária.

“O conhecimento nunca é demais. Estamos aqui para aprender e poder desempenhar o nosso papel da melhor forma possível. A preservação do meio ambiente é de extrema importância, por isso parabenizo a prefeita Marcia Bin pela iniciativa de autorizar a corporação para atuar como agente de fiscalização ambiental. Esse posicionamento demonstra que ela está atenta a todas as questões que visam a qualidade de vida do cidadão”, finalizou.

Como agentes fiscalizadores ambientais desde o início de abril, os agentes da corporação passaram a autuar quem pratica crimes ambientais como, por exemplo, descarte irregular de entulho e resíduos em vias públicas, descarte de poluentes em córregos, invasão irregular em áreas de proteção e maus tratos contra animais.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá