Início » GCM impede roubo e assaltante é morto durante ação

GCM impede roubo e assaltante é morto durante ação

Agente à paisana se deparou com o crime em andamento e, ao se identificar como policial foi recebido a tiros; em defesa, disparou contra um dos meliantes

A Guarda Civil Municipal de Poá (GCM) impediu um roubo à moto, neste domingo (26/06), na rodovia João Afonso Castellano, entre os bairros Vila Jaú e Vila Varela. Dois indivíduos em uma moto abordaram as vítimas em outra motocicleta e, durante a tentativa de roubo, foram surpreendidos por um agente municipal à paisana que deteve a ação, preservando à vítima e alvejando um dos criminosos.

A ação ocorreu por volta das 16 horas, quando o agente municipal retornava para a sua residência e se deparou com o crime em andamento, no início do viaduto localizado na referida rodovia, sentido Itaquaquecetuba. “Diante dos fatos, o agente saiu do seu veículo, se identificou como policial e deu voz de prisão aos dois meliantes, mas foi respondido com disparos em sua direção. Neste momento, o GCM sacou a sua arma e efetuou disparos contra os criminosos, alvejando um deles enquanto o outro fugia do local”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri.

Logo em seguida aos fatos, a equipe da Ronda Ostensiva de Moto (ROMO) que realizava patrulhamento preventivo pela avenida Nove de Julho, nas proximidades do viaduto, chegou ao local para dar o suporte. “Os agentes acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando a viatura chegou o indivíduo já havia entrado em óbito”, disse o comandante.

Para a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, a ação do GCM é digna de aplausos e reconhecimento, pois o mesmo arriscou a sua vida, mesmo não estando em serviço, para garantir a segurança do cidadão. “Ele (guarda municipal) poderia passar direto com o seu veículo e fingir que nada estava acontecendo, mas optou em fazer o correto que é preservar a integridade do cidadão de bem e, consequentemente, a sua própria segurança, uma vez que, foi recebido a tiros e apenas revidou os disparos. Tenho orgulho de termos em nosso efetivo, agentes que estão sempre dispostos a defender a população”, afirmou. As vítimas e o GCM foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Itaquaquecetuba, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência (B.O.).

VEÍCULO RECUPERADO

Durante patrulhamento preventivo realizado na avenida Nossa Senhora de Lourdes, no bairro do Jardim São José, a equipe da Guarda Municipal avistou uma motocicleta estacionada na altura do número 989, com dois indivíduos em atitude suspeita. Durante a aproximação da viatura, os homens saíram correndo em direção a uma comunidade próxima, conseguindo se evadir.

“Foram feitas buscas pelo local, mas os suspeitos não foram encontrados. Durante a consulta do chassi da moto da marca Haojue (modelo Chopper Road 150), foi constatado que a mesma era produto de roubo. O proprietário, morador da cidade de Suzano, foi localizado e teve a sua moto devolvida pelos agentes”, ressaltou Guarnieri.

FOTOS: Divulgação