A Secretaria de Segurança Urbana de Poá divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) nos primeiros 30 dias de 2021. De acordo com a pasta, foram registradas 678 ocorrências, sendo que deste total, 166 casos foram relacionados a Lei Maria da Penha, representando 24% do total.
De acordo com a secretária da pasta, Marlene de Sant’Anna, em Poá existe a ‘Patrulha Maria da Penha’, uma equipe especializada neste tipo de ocorrência, que visa prestar assistência às mulheres que sofrem violência. “Realizamos o atendimento e, posteriormente, visitas periódicas de acordo com as fases que determinam a situação da vítima”, explicou.
As fases citadas são divididas em três e identificadas por cores, sendo que a Fase Vermelha é quando a vítima continua recebendo ameaças, mesmo com medida protetiva. Já a Fase Verde, é quando a mulher está em estado de conforto, ou seja, alega que não teve mais contato com o agressor e que a medida protetiva está sendo respeitada.
Por fim, a Fase Branca, onde a vítima não quer mais o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha, mudou de cidade, ou se reconciliou com o autor das agressões, bem como não deseja mais a medida protetiva. Neste último caso, a mulher é orientada a comparecer ao Fórum para cancelar a solicitação do acompanhamento da Patrulha Maria da Penha.
Outros trabalhos em destaque pela pasta foram o atendimento à perturbação do sossego, averiguação de denúncias, apreensão de entorpecentes, bem como patrulhamento ostensivos.
“Temos uma equipe unida e dedicada em ofertar segurança ao cidadão, apesar de ainda não estarmos devidamente aparelhados. O mais importante é que contamos com o apoio da prefeita Marcia Bin, que sabe da importância da corporação e, principalmente, do papel fundamental que a Secretaria de Segurança tem neste trabalho, que visa promover uma melhor qualidade de vida ao poaense”, finalizou Marlene.
Principais ocorrências:
Estacionamento preventivo (em locais de vulnerabilidade) – 199 casos
Atendimento Lei Maria da Penha – 166
Patrulhamento – 151
Perturbação do sossego – 51
Averiguação de denúncias – 43
FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá