Início » Exposição fotográfica marca início da programação do Outubro Rosa

Exposição fotográfica marca início da programação do Outubro Rosa

by Secretaria de Comunicação Secom

Cerimônia de abertura da Mostra “Somos Todas Guerreiras” será realizada nesta sexta-feira (07/10), às 17 horas, na sede da Secretaria de Turismo

A sede da Secretaria de Turismo de Poá recebe a partir desta sexta-feira (07/10), a exposição fotográfica “Somos Todas Guerreiras”, produzida pelo Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. A cerimônia de abertura será às 17 horas. O evento será a primeira ação da programação idealizada, em alusão ao mês do Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A exposição traz imagens de mulheres que estão enfrentando ou já enfrentaram o câncer de mama, a temática da mostra é inspirada na lenda das guerreiras amazonenses, mulheres que removiam um dos seios para conseguirem envergar melhor o arco, o que as tornavam guerreiras muito reconhecidas. A exposição terá a curadoria de Vera Lucia Silva Souza e o acervo é composto pelo material dos fotógrafos Deyse Palmesi e Jean Silva.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, também na sede da Secretaria de Turismo, será realizada uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, ministrada pela médica ginecologista Sônia Emiko Kimura. “Amanhã é só o começo da nossa programação, peço que as mulheres de Poá prestigiem tanto a exposição quanto à palestra, na importância de se conscientizar e tratar sobre esse tema tão importante para saúde de nós mulheres”, disse a secretária de Turismo, Cláudia Cristina de Deus.

A programação segue por todo o mês de outubro. No dia 14, por exemplo, será realizada uma Blitz Informativa, em frente à Pasta do Turismo, localizada na avenida Vital Brasil, 90, Centro, das 14 às 16 horas, voltada para conscientização dos cidadãos. Além disso, no dia 22, haverá a tradicional Caminhada contra o Câncer de Mama, com concentração marcada para as 8h30, na Praça da Bíblia, onde também serão realizados exames preventivos, a partir das 10 horas.

“As Pastas do Turismo e da Mulher farão diversas ações de conscientização ao longo do mês. A realização dos exames preventivos na Praça da Bíblia é fundamental para conseguirmos diagnosticar os casos de forma precoce, além de estimular a prevenção da doença, esperamos que as mulheres poaenses compareçam ao local e aproveitem esta oportunidade” disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

A responsável pela Pasta do Turismo destacou que para a segunda quinzena deste mês, está prevista a chegada da Carreta da Beleza, fruto de uma parceria firmada com o Governo Estadual. Os cursos ofertados serão os de Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure/Pedicure. “Em breve estaremos divulgando, pelos meios de comunicação da Prefeitura, todo o processo de inscrição para que os interessados possam ingressar nos cursos, fiquem atentos”, ressalta a Secretária.

A exposição fotográfica “Somos Todas Guerreiras”, será realizada na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça da Bíblia (avenida Vital Brasil, 90, Centro), a partir desta sexta-feira (07/10), às 17 horas, e seguirá aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 as 17 horas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 07/10

17 horas – Abertura da Exposição Fotográfica sobre Outubro Rosa, “Projeto Guerreiras”, com curadoria de Vera Lucia Silva Souza e fotógrafos Deyse Palmesi e Jean Silva – De 07 a 31 de outubro, das 8 às 17 horas – Local: Secretaria de Turismo

18 horas – Palestra de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero – Palestrante: médica ginecologista Sônia Emiko Kimura

Dia 14/10

14 às 16 horas – Blitz informativa em frente à Secretaria de Turismo.

Dia 22/10

08h30 – Concentração da Caminhada Contra o Câncer de Mama – rua Vereador José Calil, Centro

Dia 22/10

10 horas – Realização de exames na Praça da Bíblia

14 horas – Atividades lúdicas de conscientização e prevenção do câncer de mama

2ª Quinzena (data a ser definida pelo Governo do Estado)

Carreta da Beleza com cursos de Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure/Pedicure

FOTOS: Divulgação / Jean Carlos – Secom Poá