Início » Exposição “Consciência Negra” está aberta à visitação no Teatro Municipal

Exposição “Consciência Negra” está aberta à visitação no Teatro Municipal

Acervo é composto por quadros e peças de artesanato de artistas poaenses; exposição é o primeiro evento cultural com presença de público desde 2020

A exposição “Consciência Negra”, promovida pela Secretaria de Cultura de Poá, foi aberta oficialmente na noite do último sábado (20/11) e, desde a manhã desta segunda-feira (22/11), está aberta à visitação no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”. Os munícipes têm até o próximo dia 30 de novembro (com exceção dos dias 27 e 28/11) para conferir o acervo que é composto por artistas e artesãos poaenses. A Mostra é o primeiro evento cultural aberto ao público desde o início de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.

De acordo com o responsável pela Pasta, Ariel Borges, o objetivo da exposição é celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro, por se tratar de uma data que tem a responsabilidade de chamar a atenção para a necessidade de criar ações e discussões para combater o racismo e a desigualdade social no País, além de falar sobre os avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

“É inaceitável que ainda tenhamos que conviver com o preconceito, racismo e a discriminação. A exposição foi realizada com a finalidade de celebrarmos a cultura afro-brasileira, que é belíssima, cheia de riquezas e detalhes, bem como para chamarmos a atenção da sociedade para as questões de desigualdade racial que, infelizmente, ainda fazem parte do nosso cotidiano”, afirmou o secretário.

O acervo conta com 30 quadros, manequins e entre outras peças de artesanato voltadas à cultura afro-brasileira. “Todo material que compõe o acervo foi feito por artistas da cidade. Estamos muito felizes em realizar esta exposição, não só pela importância do tema, mas também por ser o primeiro evento aberto à visitação, após o período de quarentena que vivemos, em virtude da pandemia da Covid-19”, destacou Ariel Borges.

A exposição foi aberta na noite do sábado (20/11) e contou com a presença do Chefe de Gabinete, Milvio Sanches; do diretor municipal de Turismo, Afonso Xiol; da vereadora Patrícia Bin; e do representante do Conselho Municipal de Participação de Igualdade Racial, Honório Consta, além de diversos visitantes.

Este é o primeiro evento cultural aberto ao público realizado no município desde o início de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. “Estamos muito felizes em realizar esta exposição, não só pela importância do tema, mas também por ser um evento que simboliza o início do retorno à normalidade. Temos o objetivo de promover ações culturais e os artistas da cidade e a volta do público nestas atividades é motivo de muita alegria e emoção”, finalizou o responsável pela Pasta.

A exposição “Consciência Negra” é realizada no hall do Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, localizado na avenida Antonio Massa, 331, Centro, e está aberta à visitação até o próximo dia 30 de novembro, das 9 às 17 horas (com exceção dos dias 27 e 28/11). A entrada é franca.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá