Início » Loja “Colete e Troque” completa um mês com a arrecadação de 590 quilos de material reciclável

Loja “Colete e Troque” completa um mês com a arrecadação de 590 quilos de material reciclável

by Secretaria de Comunicação Secom

Unidade está em funcionamento na Praça da Bíblia; objetivo é fomentar a coleta seletiva e promover a educação ambiental no município

No primeiro mês de atividades da Loja do Bem “Colete e Troque”, 590 quilos de materiais recicláveis deixaram de ser encaminhados ao aterro sanitário para serem trocados por alimentos, brinquedos, produtos de limpeza, entre outros ítens. Na unidade, o munícipe troca um quilo de material reciclável por uma Moeda Verde e cada produto exposto na Loja, pode ser “comprado” com a referida moeda.

A Loja do Bem faz parte da política ambiental que a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos quer implantar no município, com o objetivo de fomentar a coleta seletiva, incentivando a troca dos recicláveis pela Moeda Verde que é realizada na própria unidade.

“Nos primeiros 30 dias, foram recolhidos 590 quilos de materiais recicláveis, sendo 471 quilos de embalagens Tetra Pak e 119 quilos de materiais diversos como papelão, embalagens plásticas, entre outros. A Loja ainda é uma novidade que vai ganhar ‘corpo’ na cidade, ou seja, conforme as pessoas forem conhecendo o sistema de troca, vão aderir e, consequentemente, os números vão crescer”, afirmou a chefe da pasta, Claudete Canada.

O sistema de troca, segundo a responsável da Pasta, é simples e rápido. Um quilo de material reciclável equivale a uma Moeda Verde e os munícipes podem juntar as moedas para trocar pelos diversos produtos oferecidos na Loja. Quanto mais troca for feita, maior será o poder de compra do cidadão.

Para a manutenção do projeto, é necessária a realização de parceria com os comércios da cidade para obter doações de produtos, que serão adquiridos pela população. A iniciativa é resultado da parceria com a Ong Espaço Urbano, por meio do programa Recicla Cidade, coordenado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Em Poá, a Loja do Bem também conta com a parceria da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) e da Secretaria de Cultura.

A Loja do Bem “Colete e Troque” está localizada nas dependências da Praça da Bíblia, na rua Vicente Guida, s/n, Centro. O funcionamento é às terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá