Início » Exposição “Conhecendo Padre Eustáquio” fica aberta à visitação durante final de semana

Exposição “Conhecendo Padre Eustáquio” fica aberta à visitação durante final de semana

by Secretaria de Comunicação Secom

Exposição que começou na última segunda-feira (1/08), leva ao público parte da história de uma das mais importantes personalidades do município

Os munícipes podem conferir durante o final de semana a exposição “Conhecendo o Padre Eustáquio”, na sede da Secretaria de Turismo de Poá, localizada na Praça da Bíblia, no centro da cidade. O horário de visitação é das 11 às 19 horas. A exposição tem como objetivo resgatar e valorizar a memória do holandês Eustáquio van LiesHout, que viveu na cidade no período entre 1935 e 1941.

A exposição conta com um acervo composto por dez quadros emoldurados, 20 fotos, um chapéu, uma âmbula, uma estola, uma escultura, uma medalha, com caixa de veludo, uma máquina de escrever, uma máquina de costura, um banner com cerca de dois metros de altura, além de uma batina que pertenceu ao Padre Eustáquio que é exposta pela primeira vez na história, entre outras atrações.

Durante os primeiros dias de exposição diversos munícipes já passaram pelo local para conhecer e entender um pouco mais sobre a vida do beato que marcou seu nome na história da cidade. Conhecido por muitos milagres realizados, o primeiro pároco de Poá foi transferido pela Igreja Católica para Belo Horizonte, em 1941, já que na época a cidade de Poá que ainda pertencia a Mogi das Cruzes não conseguia suportar a quantidade de visitantes. O ato de beatificação do holandês iniciou-se em 1997 e foi consumado no ano de 2006.

No dia 30 de agosto de 1943 o padre faleceu vitima de uma picada de carrapato, em Minas Gerais.

“A exposição está muito bonita e estamos conseguindo levar aos poaenses um pouco mais de conhecimento sobre as raízes da nossa cidade, é prazeroso ver como os cidadãos se interessam pela rica trajetória de vida do Padre Eustáquio, esperamos que mais pessoas possam visitar a mostra, tenho certeza que é um ótimo evento para os próximos finais de semana”, comentou a secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus. A mostra que é realizada em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Lourdes e o Grupo Amigos do Museu Padre Eustáquio, seguirá por todo o mês de agosto.

Além da exposição, no último final de semana do mês (27/08 e 28/08), será realizada na Praça da Bíblia a Quermesse do Padre Eustáquio. E fechando o a programação do mês de agosto, será celebrada uma missa na Praça da Bíblia, no dia 30/08, às 10h45, horário da morte do beato.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá