Início » Estação de Poá recebe ação de conscientização sobre hanseníase nesta 6ª

Estação de Poá recebe ação de conscientização sobre hanseníase nesta 6ª

by Secretaria de Comunicação Secom

Na iniciativa os agentes do SAE alertaram os passageiros sobre os perigos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá, realizou nesta sexta-feira dia (27/01), das 10 às 15 horas, uma ação de conscientização na estação da CPTM de Poá, em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês dedicado ao combate à hanseníase. Na iniciativa os agentes do órgão distribuíram panfletos informativos e alertaram os passageiros sobre os perigos da doença.

Segundo o chefe da pasta responsável, Alexandre Provisor, enfatizar as complicações que a hanseníase pode gerar é fundamental para a diminuição de casos no município. “Informar e conscientizar a população é essencial para que possamos amenizar o número de afetados. O tratamento deve ser realizado com auxílio médico, por isso, sob quaisquer sinais dos sintomas, é muito importante que se procure o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) aqui de Poá”, finaliza.

A hanseníase é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente, em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Por se tratar de uma doença crônica, podendo afetar qualquer pessoa, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão, complicações e deficiências. Os sintomas da hanseníase são manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, além da alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração.

É importante ressaltar que nesta última segunda-feira (23/01), a estação de trem de Calmon Viana recebeu a mesma ação, e no decorrer desta semana, foi estendida a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com abordagens expositivas dos sinais e sintomas, além da distribuição de panfletos aos pacientes nas salas de espera.

No caso de suspeita da doença, o munícipe pode procurar qualquer posto de saúde do município ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá para receber o tratamento adequado de forma gratuita. O SAE está localizado na rua Deocasta Aguilera, nº215, no Jardim Medina. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204.

Foto: Tatiane Santos / Secom Poá