Início » Dose de reforço começa a ser aplicada em idosos com mais de 60 anos

Dose de reforço começa a ser aplicada em idosos com mais de 60 anos

by Secretaria de Comunicação Secom

Terceira dose da vacina contra a Covid-19 também está sendo aplicada nos profissionais da rede particular de saúde

Os idosos com idade a partir de 60 anos começam a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (06/10), no município de Poá. Os profissionais da rede particular de saúde seguem sendo imunizados com a dose de reforço.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a vacinação contra a Covid-19 é realizada em oito locais, sendo sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Praça da Bíblia, além do Reino da Garotada, que às sextas-feiras, abre os portões para aplicação da 3ª dose em idosos, apenas com sistema drive-thru. “Vale ressaltar que para se vacinar, a pessoa deve apresentar a carteirinha de vacinação com intervalo mínimo de seis meses para a 2ª dose, além de documento com foto e CPF”, afirmou o responsável pelo departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Segundo o diretor, os profissionais da rede particular de saúde continuam sendo imunizados normalmente, com a terceira dose de reforço da vacina, também em todos os locais de vacinação da cidade. “A aplicação da dose extra se faz necessária com base nos estudos realizados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apontam um aumento de internações relacionadas aos primeiros grupos a serem imunizados na campanha de vacinação. Existe a preocupação sobre quanto tempo a imunização contra o vírus permanece após a conclusão do esquema vacinal. Alguns estudos mostram a queda da imunidade gerada pelas vacinas após seis meses”, destacou.

Para receber a terceira dose, o profissional da rede particular de saúde deve residir ou trabalhar no município. “No ato da vacinação, o profissional deve apresentar documento com foto, CPF, a carteirinha de vacinação. Caso não tenha a carteirinha, um comprovante de endereço ou vínculo empregatício da cidade deverá ser apresentado”, destacou o diretor. Em Poá, entre os profissionais da saúde que serão vacinados estão os médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, bem como os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros.

A vacinação em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Praça da Bíblia (rua Vicente Guida, s/n, Centro), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú) e Santa Helena (rua Men de Sá, 560, Jardim Santa Helena), das 9 às 14h30. Todos esses locais de vacinação são destinados para pedestres, ou seja, não há sistema drive-thru.

O Reino da Garotada (rua São Francisco, 168, Biritiba) é utilizado como local de vacinação às sextas-feiras, com drive-thru para os idosos, das 9 às 16 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá