Início » Dia D de vacinação atende cerca dois mil poaenses no último sábado

Dia D de vacinação atende cerca dois mil poaenses no último sábado

by Secretaria de Comunicação Secom

Crianças e jovens puderam atualizar a carteirinha de vacinação e receber doses contra a poliomielite; também foram aplicadas 515 doses da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Poá divulgou o balanço do “Dia D” da Campanha de Multivacinação e Poliomielite, que também aplicou a vacina contra a Covid-19, no último sábado (20/08). Ao todo 650 crianças e jovens tiveram sua carteira de vacinação atualizada. Contra a Poliomielite, foram 797 crianças imunizadas, totalizando 1.311 crianças vacinadas desde o início da campanha. A Pasta informou ainda que 515 doses do imunizante da Covid-19 foram aplicadas, totalizando 1.962 pessoas alcançadas no “Dia D”.

A ação foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 9 às 16 horas, com o objetivo de alcançar um maior número de munícipes, principalmente àqueles que não conseguem comparecer aos pontos de vacinação no horário convencional, de segunda a sexta-feira.

Segundo informações da Pasta, por meio da Campanha da Multivacinação foram vacinadas 170 crianças menores de um ano e 480 crianças de cinco a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Os imunizantes aplicados para essa faixa etária foram: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumo 10, Neumo 10 MeningoC, Febre amarela, Hepatite A, SCR, Tetraviral (SCR+ Varicela), DTP, HPV, ACWY, Dupla Adult (antitetânica).

A vacina da Poliomielite, por sua vez, foi aplicada em 797 crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, totalizando 1.311 crianças vacinadas desde o inicio da campanha, que começou no último dia 5 de agosto.

Simultaneamente também foi ofertada a imunização contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, às crianças a partir dos três anos com comorbidades, deficiência permanente grave e/ou imunossupressoras; de quatro anos sem comorbidades; e adultos com mais de 18 anos, que receberam a última dose em um intervalo mínimo de quatro meses. Ao todo, foram aplicadas 515 doses do imunizante.

“Foi um dia muito produtivo, muitas famílias conseguiram comparecer e imunizar os seus filhos e até mesmo se vacinar também. É fundamental ter ações como essas que garantam saúde e bem-estar a nossa população. Não podemos descuidar de nenhuma doença, principalmente, àquelas que atingem os nossos pequenos. Somente por meio das vacinas é que conseguiremos manter saúde para todos”, disse o responsável pela Pasta, Alexandre Provisor.

A Campanha da Multivacinação e Poliomielite segue até o próximo dia 9 de setembro (sexta-feira) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, que conta com horário diferenciado, das 9 às 18 horas.

3 anos

Vale ressaltar, que nesta terça-feira (23/08), Poá amplia a Campanha contra a Covid-19 e inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir dos 3 anos sem comorbidades. A ação é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, que conta com horário diferenciado, das 9 às 18 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá