Início » Dia D de Combate à Dengue: Poá realiza nebulização nas casas e orienta moradores

Dia D de Combate à Dengue: Poá realiza nebulização nas casas e orienta moradores

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação aconteceu no bairro Calmon Viana, em parceria com a Vigilância em Saúde, Defesa Civil, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e GCM

Poá realizou hoje (dia n01/03) o Dia D de Combate à Dengue. A ação aconteceu no bairro Calmon Viana – região com maior potencial endêmico neste momento. No total, 126 casas foram visitadas e os moradores orientados. Mais 24 residências receberam o serviço de nebulização pela presença do mosquito ou proximidade com locais com casos positivos da doença. 

A ação foi realizada tpela Vigilância em Saúde de Poá, em parceria com a Defesa Civil, equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e GCM. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor, o objetivo é realizar semanalmente a ação, garantindo um monitoramento mais acirrado e eliminação de novos focos. 

Somente neste ano, 127 novos casos de dengue foram confirmados em Poá. Destes, 39 pacientes já se recuperaram. Mais 444 notificações estão em análise. Nenhum óbito foi registrado em 2024. 

“Estamos trabalhando para prevenir a formação de novos criadouros, eliminar focos de dengue e controlar a disseminação da doença na cidade. Neste processo, a prevenção é fundamental. Toda a ação de vistoria e limpeza de áreas acontecerá junto com a entrega de material informativo e orientação aos moradores. A prevenção começa dentro de casa“, afirmou o secretário. 

VACINAÇÃO

Além das ações nos bairros, Poá realiza nas escolas a vacinação contra a dengue, atendendo crianças de 10 e 11 anos de idade. A faixa etária foi definida pelo Ministério da Saúde. Aqueles que moram em Poá e estudam fora da cidade podem se vacinar na UBS Tito Fuga. Até a tarde de ontem (dia 29/02), 1.131 crianças haviam sido vacinadas. Nesta primeira etapa, Poá recebeu 2.834 doses da vacina. 

“Nossa equipe segue nas ruas, trabalhando diariamente no atendimento das denúncias feitas pelos moradores, vistoria dos locais que apresentaram vítimas e orientação à população. A escolha do bairro para realizar o Dia D é feita conforme maior incidência de casos e possibilidade de disseminação da doença”, reforça a prefeita Marcia Bin.