Início » Defesa Civil de Poá realiza ação de conscientização em área de risco da cidade

Defesa Civil de Poá realiza ação de conscientização em área de risco da cidade

Atividade faz parte da Operação Verão 2023; equipe do órgão orientou e distribuiu folhetos informativos para moradores da rua Bertioga, no Jardim Pinheiro

A Defesa Civil de Poá realizou nesta sexta-feira (16/12), uma ação de conscientização que contou com a distribuição de folhetos informativos para instrução e orientação dos moradores da rua Bertioga, no Jardim Pinheiro, sobre como agirem em caso de tempestades, deslizamentos de terra e inundações. A ação faz parte da Operação Verão 2022-2023 que teve início no começo de dezembro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Ferreira de Souza, o local foi escolhido por ser uma das 19 áreas de riscos identificadas no município. “Deslocamos nossos agentes até a rua Bertioga, no Jardim Pinheiro, para que pudéssemos conversar, instruir e alertar os moradores sobre os desastres que possam vir a ocorrer nesta época do ano.  É fundamental orientar a população acerca dos riscos de desastres naturais, nesta época de fortes chuvas”, disse.

A Operação Verão 2023, realizada pela Defesa Civil e pelo Departamento de Proteção, coordenará ao longo das próximas semanas ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, visando evitar os desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social.

“As nossas equipes realizam ao longo de todo o ano, o acompanhamento e as vistorias de campo nas áreas de risco da cidade. Entretanto, intensificamos as ações nesta época do ano e procuramos estar sempre atentos aos sinais de alerta nestes locais”, destacou Ferreira.

É importante ressaltar que a Defesa Civil poaense participou recentemente das oficinas preparatórias para as chuvas de verão, onde capacitou seus agentes para atuação efetiva e sistêmica durante todo o período crítico.

O coordenador pede ainda que no caso do surgimento de fendas, depressões nos terrenos, rachaduras nas casas ou algum outro sinal de instabilidade, os munícipes informem imediatamente a Defesa Civil. Os telefones para contato são o 199, 4634-1666 ou 4638-9155.

FOTOS: Divulgação