Início » Defesa Civil de Poá participa de simulado de abandono de área de risco em Franco da Rocha

Defesa Civil de Poá participa de simulado de abandono de área de risco em Franco da Rocha

by Secretaria de Comunicação Secom

Simulação envolveu agentes de diversos municípios, bem como o Corpo de Bombeiros e profissionais do SAMU

A Defesa Civil de Poá participou na última terça-feira (23/08), de um exercício simulado emergencial de abandono de áreas de risco no município de Franco da Rocha. Ao todo, quatro agentes estiveram presentes no treinamento que teve como objetivo central instruir a população do local sobre como agir diante de um deslizamento de terras. Além de preparar e coordenar diversas frentes que possam atuar em casos de desastres naturais, como aconteceu em janeiro, no próprio município, onde 34 pessoas foram vitimadas.

Os agentes poaenses representaram a cidade neste treinamento, que foi realizado em parceria com a Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim dos Reis, área considerada de risco pela Defesa Civil do Estado. O exercício contou com uma força-tarefa de mais de 200 funcionários de diversos órgãos municipais e estaduais. Durante a prática simulada, foram realizados resgates de vítimas, evacuação de residências, primeiros socorros e identificação dos sinais que indiquem um deslizamento ou desabamento de terra.

Também estavam presentes na ação equipes das Secretarias de Obras Públicas; Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, da cidade de Franco da Rocha, além da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil de inúmeros municípios do Estado de São Paulo e especialistas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Geologia (IG).

O coordenador da Defesa Civil de Poá, José Ferreira de Souza, que acompanhou a prática, falou sobre a importância destas ações preventivas. “Nosso órgão vem participando de diversos eventos e treinamentos que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado ao longo desse ano. Esse treinamento de hoje é fundamental para conseguirmos obter melhores resultados visando os possíveis desastres que possam vir a ocorrer, principalmente, no período de fortes chuvas que vem se aproximando. Precisamos estar preparados e bem coordenados para ajudar também as outras cidades e poder salvar o maior número de vidas possíveis”, frisou o coordenador.

É importante ressaltar que a Defesa Civil de Poá realiza constantemente inspeções e atende a chamados em áreas com risco de desabamento. Além de emitir alertas para o risco de queimadas em áreas de mata, nos períodos de seca. A cidade, inclusive, recebeu nos últimos meses, por meio do programa “Governo na Área”, fruto da parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Estadual, veículos para auxiliarem no atendimento a população.

Para os serviços da Defesa Civil de Poá, os munícipes podem entrar em contato pelos telefones (11) 4634-1666 / 199, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.

FOTOS: Divulgação