Início » Defesa Civil de Poá define “Plano Verão” para período de chuvas

Defesa Civil de Poá define “Plano Verão” para período de chuvas

by Secretaria de Comunicação Secom

Entre os dias 1º de dezembro de 2021 e 31 de março de 2022, o município permanece no período classificado como “Vigilância e Alerta”

Com a chegada do período de fortes chuvas, a Prefeitura de Poá preparou, por meio do setor de Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana, o “Plano Verão 2022”, com o objetivo de definir um trabalho preventivo e de contingência com planejamento e execução de medidas, mitigação, resposta e recuperação, em caso de ocorrências registradas em virtude destas precipitações pluviométricas.

De acordo com a responsável pela Pasta, Marlene Sant’Anna, o “Plano Verão” é de extrema importância para o município, pois define ações que devem ser adotadas em situações que possam colocar em risco à segurança, saúde, moral e os bens da população durante o período chamado de “Vigilância e Alerta”, que fica em vigência entre os dias 1º de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022.

“A Defesa Civil aponta que o município de Poá possui 21 áreas consideradas de risco, como inundações e escorregamentos, e que são monitoradas constantemente. Desde o início do ano, a Administração Municipal tem executado ações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e redes coletoras de águas pluviais, além de desassoreamento de córregos com a intenção de aumentar a vazão das águas, além da cidade contar com o piscinão, que é uma grande ferramenta para o combate às enchentes”, destacou a secretária.

Além destas ações já adotadas, o Plano Verão está dividido em quatro fases, que prevê para este período de “Vigilância e Alerta” a adoção das referidas medidas: Observação (1) – acompanhamento dos índices pluviométricos; Atenção (2) – vistoria de campo nas áreas de risco quando o acumulado de chuva durante três dias atingirem 80 milímetros; Atenção (3) – remoção preventiva da população, das áreas de risco eminente, indicadas pelas vistorias; Alerta Máximo (4) – remoção de toda a população que habita áreas de risco.

“A adoção destas medidas preventivas para ocorrências desastrosas é importante para atendermos aos anseios da população diante deste cenário, assim como evitar que tais situações venham a acontecer. Estamos fazendo todo o possível para que o município não sofra com este período de ‘Vigilância e Alerta’”, afirmou Marlene.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá