Início » DAEE confirma desassoreamento em Poá e região

DAEE confirma desassoreamento em Poá e região

Contrato para a limpeza dos rios e córregos já foi assinado e obras terão início em breve; Ação prevê o combate às enchentes

Em reunião realizada hoje (dia 31/08) com a equipe técnica do DAEE (Departamento de Águas e Energia), a prefeita de Poá, Márcia Bin, recebeu a confirmação das obras de desassoreamento dos rios e córregos na cidade e região. As obras garantem maior vazão da água e combate às enchentes.

O encontro aconteceu no escritório do DAEE localizado na Barragem da Penha, onde a equipe estadual realizou uma demonstração da abertura das comportas de água – ação que será feita durante o período de chuvas, contribuindo também para a vazão da água acumulada nas cidades da região.

“Estamos fazendo nossa parte em Poá, limpando os córregos, bueiros e bocas de lobo, retirando lixo e entulhos, mas o desassoreamento é fundamental para que a gente não sofra novamente com o período de fortes chuvas, entre dezembro e janeiro”, considerou a prefeita Márcia Bin.

O encontro, organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), também contou com a presença dos prefeitos Luiz Camargo (Arujá); Rodrigo Ashiuchi (Suzano); Eduardo Boigues (Itaquá) e Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), além da secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canadá e demais autoridades da região.

De acordo com a equipe técnica do DAEE, o contrato do lote 4 que contempla o desassoreamento nas cidades do Alto Tietê está orçado em R$ 160 milhões e já foi homologado pelo Governo do Estado. “Desta vez serão vários contratos, executados de forma simultânea em todas as cidades. Iniciaremos em cada uma a partir dos pontos mais críticos, indicados pela própria Prefeitura. Isso nos dará mais agilidade e obtenção de resultados efetivos no período das chuvas”, explicou o diretor de Obras do DAEE, Nelson Lima.

RIOS VIVOS  A prefeita também questionou o DAEE sobre o início do desassoreamento dos córregos Bela Vista e Itaim. A ação será realizada pelo Estado, através de convênio firmado com a Prefeitura de Poá. “Fizemos a adesão ao Programa Rios Vivos. Já assinamos o convênio e fizemos a vistoria dos locais, indicando os pontos mais críticos para iniciar a limpeza”, afirmou.

De acordo com o DAEE, o contrato também já foi homologado e as obras poderão ter início ainda neste mês de setembro.