Início » Cerimônia de troca das bandeiras é realizada no Paço Municipal

Cerimônia de troca das bandeiras é realizada no Paço Municipal

Evento teve como finalidade substituir as bandeiras desgastadas pela ação do tempo e homenagear a independência do Brasil

Em homenagem ao dia 7 de setembro, data em que é comemorada a independência do Brasil, a Prefeitura de Poá realizou, nesta sexta-feira (03/09), a cerimônia de troca da bandeira Nacional, no Paço Municipal. A substituição do símbolo nacional, assim como as bandeiras do Estado de São Paulo e do Município, foi realizada em virtude da ação do tempo que acaba deteriorando as mesmas.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Marcia Bin, do chefe de Gabinete, Bruno Kim, dos secretários municipais Marlene Sant’Anna (Segurança Urbana) e Alcides Leme da Silva Júnior (Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho), além do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri, bem como integrantes da corporação e dos servidores do Paço Municipal.

“As bandeiras que foram retiradas serão enviadas ao Tiro de Guerra da cidade de Suzano e incineradas no próximo dia 19 de novembro, data em que se celebra o Dia da Bandeira”, destacou a secretária de Segurança.

A prefeita Marcia Bin destacou a importância do ato em homenagem à independência do País. “Na próxima terça-feira (07/09), comemoraremos 199 anos de independência do Brasil, em virtude do feriado, resolvemos adiantar a cerimônia para homenagear a data, já que também por causa da pandemia, estamos impossibilitados de realizar qualquer evento”, destacou. As novas bandeiras foram hasteadas acompanhadas pela execução do Hino Nacional e o Hino à Poá.

DIA DO GCM

O evento também teve como finalidade homenagear o Dia do Guarda Municipal (GCM), celebrado no País no dia 3 de setembro. A secretária de Segurança Urbana aproveitou o hasteamento da bandeira e a Semana da Pátria, para homenagear os agentes e relembrar o juramento que é feito pelos Guardas Civis quando são empossados. “Nunca se esqueçam do juramento que fizeram e o que prometeram ao nosso País, força e honra sempre, lealdade, é isso que espero de cada um de vocês. Parabenizo os senhores e os felicito pela data”, finalizou Marlene Sant’Anna.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá