Início » Cerca de 600 pessoas participaram da caminhada contra o câncer de mama neste sábado

Cerca de 600 pessoas participaram da caminhada contra o câncer de mama neste sábado

by Secretaria de Comunicação Secom

Munícipes percorreram vias centrais da cidade em ação referente ao Outubro Rosa; vacinação e atendimentos de saúde também foram realizados

A tradicional caminhada contra o câncer de mama realizada neste sábado (22/10), às 9 horas, contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas. A ação feita em alusão ao mês do Outubro Rosa, foi promovida pelas Secretarias da Mulher, Saúde e Turismo de Poá. Além disso, 135 poaenses receberam doses vacinais contra Influenza, Poliomielite e Covid-19, bem como foram feitos 260 exames e 41 atendimentos odontológicos.

A chefe da Pasta do Turismo, Claudia Cristina de Deus, esteve presente na caminhada e falou sobre a ação. “Foi muito gratificante para todos nós vermos a participação da nossa população. Nossos munícipes aderiram à causa e se juntaram a nós nesse ato tão importante com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, disse.

Na ação da Praça da Bíblia, das 10 às 17 horas, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou a vacinação de 135 munícipes. Já a vacina da Covid-19 foi aplicada em 75 pessoas e o imunizante contra Poliomielite contemplou sete crianças, com idade de zero a quatro anos. Além disso, a vacina contra o vírus Influenza, destinada a crianças a partir dos seis meses, foi aplicada em 53 poaenses.

O balanço apontou ainda que foram realizadas 130 aferições de pressão arterial e 130 medições de glicemia, bem como 41 atendimentos odontológicos. “Foi um dia inteiro de atendimento e vacinação para os nossos cidadãos. Ficamos muito satisfeitos com o que pudemos proporcionar aos munícipes que compareceram à Praça da Bíblia. Tenho certeza que ajudou muita gente que não tem tempo de se cuidar em dia de semana e acabou aproveitando os nossos serviços”, comentou o responsável pela Pasta, Alexandre Provisor.

A programação idealizada para o mês do Outubro Rosa, teve início no dia 7 de outubro, com a abertura da exposição “Somos todas Guerreiras”, que segue até o próximo dia 31 de outubro, na sede da Secretaria de Turismo, das 8 às 17 horas. E no dia 14, foi realizada uma blitz informativa que contou com a distribuição de folhetos informativos e brindes para conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

“Este foi um mês muito importante para todas as poaenses, creio que conseguimos por meio de todas estas ações, informar e conscientizar ainda mais sobre essa doença tão grave que atinge nossas mulheres”, ressaltou a chefe da Pasta da Mulher, Maria das Graças Chaia Marques.

A prefeita Marcia Bin prestigiou a ação deste sábado e parabenizou todos os envolvidos. “Foi uma manhã incrível, quero parabenizar a todos que estiveram conosco nesse lindo ato em prol da saúde de nós mulheres. Estendo minhas felicitações aos nossos secretários pela idealização de toda a programação, do Outubro Rosa”, disse.

Também estiveram presentes no ato, os secretários Lucas Bertagnolli (Assistência Social), Felipe Esteves (Comunicação), Ariel Borges (Esportes e Cultura), Simone Lacerda (Educação), Sérgio Ruiz Armiliato (Fazenda), Claudete Canada (Meio Ambiente) e Marlene de Sant’Anna (Segurança e Transportes).

FOTOS: Jean Carlos/Secom Poá