Início » Cemitério da Paz de Poá conta com planejamento para não entrar em colapso

Cemitério da Paz de Poá conta com planejamento para não entrar em colapso

by Secretaria de Comunicação Secom

Preocupada com a alta do número de óbitos provocados pelo novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá está providenciando novas sepulturas no Cemitério da Paz, com o objetivo de não colapsar o sistema funerário do município. Somente neste mês de março, 63 novos jazigos foram abertos e, atualmente, 20 covas estão desocupadas.

Segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade de Poá está próxima de registrar 200 óbitos por Covid-19. “Já foram 194 mortes, sendo 27 só em março, estamos vivendo o pior momento da pandemia e precisamos estar atentos para não colapsar o sistema, por isso adotamos algumas medidas importantes para o momento”, afirmou a responsável pela pasta, Claudete Bezerra Canada.

As medidas citadas pela secretária abrangem o controle e abertura de sepulturas, horários diferenciados para o funcionamento de velórios e a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos funcionários.

Para evitar que o cemitério entre em estado crítico, a secretaria selecionou uma área dentro do Cemitério da Paz, no Jardim Itamarati, para a abertura de novas covas, além de gavetões que contam com mais 72 espaços. “Além disso, também estamos realizamos cerca de quatro exumações diárias, com o objetivo de liberar o máximo de sepulturas possível”, afirmou Claudete.

O Velório Municipal, que está localizado na área do cemitério, também conta com horários diferenciados para funcionamento. “Tem horário reservado para a realização de velórios de falecidos por outros motivos. Já as vítimas em âmbito da pandemia da Covid-19, chegam em outro horário e vão direto para a sepultura”, ressaltou a secretária.

Em relação aos funcionários do cemitério, EPI’s foram distribuídos com o objetivo de evitar que os mesmos sejam infectados pelo novo coronavírus. “Temos total preocupação com os servidores que atuam no local, por isso distribuímos máscaras, luvas, botas e roupa especial de proteção, além do álcool em gel para higienização”, disse a responsável pela pasta.

“Infelizmente, a pandemia está em uma fase crítica, vitimando milhares de pessoas em todo o país e, em Poá não é diferente. É importante que a população entenda a situação e que adote as medidas preventivas como distanciamento social, e o uso de máscara e álcool gel para ajudar no combate à disseminação dessa doença”, explicou Claudete.

NÚMEROS

Mês                Sepultamentos        Covid-19 / Suspeita

Jan/21                   90                               19

Fev/21                   94                               33

Mar/21                  59                               25 (atualização quarta-feira – 17/03)

FOTOS: Divulgação