Preocupada com a alta do número de óbitos provocados pelo novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos de Poá está providenciando novas sepulturas no Cemitério da Paz, com o objetivo de não colapsar o sistema funerário do município. Somente neste mês de março, 63 novos jazigos foram abertos e, atualmente, 20 covas estão desocupadas.
Segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade de Poá está próxima de registrar 200 óbitos por Covid-19. “Já foram 194 mortes, sendo 27 só em março, estamos vivendo o pior momento da pandemia e precisamos estar atentos para não colapsar o sistema, por isso adotamos algumas medidas importantes para o momento”, afirmou a responsável pela pasta, Claudete Bezerra Canada.
As medidas citadas pela secretária abrangem o controle e abertura de sepulturas, horários diferenciados para o funcionamento de velórios e a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos funcionários.
Para evitar que o cemitério entre em estado crítico, a secretaria selecionou uma área dentro do Cemitério da Paz, no Jardim Itamarati, para a abertura de novas covas, além de gavetões que contam com mais 72 espaços. “Além disso, também estamos realizamos cerca de quatro exumações diárias, com o objetivo de liberar o máximo de sepulturas possível”, afirmou Claudete.
O Velório Municipal, que está localizado na área do cemitério, também conta com horários diferenciados para funcionamento. “Tem horário reservado para a realização de velórios de falecidos por outros motivos. Já as vítimas em âmbito da pandemia da Covid-19, chegam em outro horário e vão direto para a sepultura”, ressaltou a secretária.
Em relação aos funcionários do cemitério, EPI’s foram distribuídos com o objetivo de evitar que os mesmos sejam infectados pelo novo coronavírus. “Temos total preocupação com os servidores que atuam no local, por isso distribuímos máscaras, luvas, botas e roupa especial de proteção, além do álcool em gel para higienização”, disse a responsável pela pasta.
“Infelizmente, a pandemia está em uma fase crítica, vitimando milhares de pessoas em todo o país e, em Poá não é diferente. É importante que a população entenda a situação e que adote as medidas preventivas como distanciamento social, e o uso de máscara e álcool gel para ajudar no combate à disseminação dessa doença”, explicou Claudete.
NÚMEROS
Mês Sepultamentos Covid-19 / Suspeita
Jan/21 90 19
Fev/21 94 33
Mar/21 59 25 (atualização quarta-feira – 17/03)
FOTOS: Divulgação