Início » CEME é reativado pela Secretaria de Saúde de Poá

CEME é reativado pela Secretaria de Saúde de Poá

A Secretaria Municipal de Saúde reativou na manhã desta terça-feira (10/08), o Centro Municipal de Especialidades (CEME). O prédio conta com 11 serviços que estavam distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal. A partir de agora o munícipe deve fazer o agendamento no local e não mais nos postos de saúde.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, o prédio estava desocupado desde o final do último mês de julho, quando o atendimento pediátrico foi relocado para o Hospital Municipal Guido Guida. “A mudança da pediatria para o Hospital teve como motivo a falta de RH (Recursos Humanos) para manter o serviço separado da estrutura do Guido Guida. Já para o retorno das especialidades para o CEME, não temos esse problema, uma vez que o RH que atua nas unidades básicas veio junto com os serviços”, explicou.

A secretária ressaltou que a retomada do Centro de Especialidades não gera nenhum custo à municipalidade, em virtude do prédio pertencer à Prefeitura e o fato de não precisar fazer nenhuma contratação para o setor. “É de conhecimento de todos que o município enfrenta uma grave crise financeira e a Saúde é uma das áreas mais afetadas. Todas as decisões que foram e estão sendo tomadas têm como finalidade promover o reequilíbrio econômico da cidade e, ao mesmo tempo, preservar o atendimento à população”, disse.

O CEME conta com as especialidades de Otorrinolaringologia, Reumatologia, Neurologia, Psiquiatria, Urologia, Cardiologia, Nutricionista, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e os Ambulatórios de Pequenas Cirurgias e de Feridas. Os serviços de Agendamento de Consultas e Transporte, bem como o Setor de Solicitação de Isenção Tarifária também foram relocados para o local. “É bom frisar que o Centro de Especialidades só atende os encaminhamentos feitos pelos médicos Clínicos Gerais da rede e o agendamento deve ser feito no local e não mais das UBSs”, destacou Claudia.

MUDANÇAS NA SAÚDE

Com o objetivo de equilibrar a saúde financeira da cidade e manter os serviços oferecidos à população, a Prefeitura de Poá tem promovido diversas mudanças na área da Saúde. Segundo a secretária, caso as modificações não tivessem sido tomadas, o próximo passo seria o fechamento do Hospital Municipal Doutor Guido Guida.

“O Hospital tem um custo médio de R$ 4,5 milhões por mês que o município financia praticamente sozinho, com exceção de R$ 300 mil que são enviados pelo Governo Federal para custeio dos leitos de internação. Por isso iniciamos a transformação do Hospital em Pronto Atendimento 24 Horas e relocamos a Pediatria para dentro do Guido Guida por conta do RH”, ressaltou.

O Centro Municipal de Especialidades está localizado na rua Marquesa de Santos, 186, no Jardim Medina, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. O telefone para mais informações é Telefone 4636-3200, ramal 5363.