Início » Cebeap direcionou 110 animais para novos lares em 2021

Cebeap direcionou 110 animais para novos lares em 2021

by Secretaria de Comunicação Secom

Animais acolhidos pelo setor são vítimas de abandono e maus tratos; Centro de Bem Estar Animal realiza feira de adoção em parceria com a Ong IUPAA

Cerca de 110 animais, entre cães e gatos, ganharam novos lares por meio da campanha de adoção que é realizada pelo Centro de Endemias e Bem Estar Animal de Poá (Cebeap), desde o início de 2021. O departamento acolhe animais vítimas de maus tratos e presta atendimento aos animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda.

De acordo com a coordenadora do Cebeap, Natália Moraes, o Centro de Bem Estar tem como finalidade garantir a proteção ambiental por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus-tratos, ações de controle de natalidade e programas contínuos de Educação Ambiental com enfoque no Bem-Estar Animal. “O objetivo é cuidar dos animais em situação de rua e vítimas de maus tratos, alimentando e cuidando da saúde para que possam ser adotados posteriormente”, destacou.

Para realizar o procedimento de adoção, o Cebeap segue alguns critérios como exigir que o interessado tenha mais de 21 anos, além da apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. “A médica veterinária também realiza uma entrevista com o morador com o intuito de avaliar a aprovar o interessado para que ele possa levar o bichinho para casa”, explicou Natália.

O Cebeap também conta com a parceria com o Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental (IUPAA) para a realização de feiras de adoções e com postagens nas redes sociais da Prefeitura de Poá, com o objetivo de divulgar os animais que estão aptos para serem adotados.

O Centro de Bem-Estar Animal é um órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá e está localizado na rua São Manoel, 361, Vila Amélia. O telefone para atendimento ao público é o 4638-1330. Vale ressaltar que, em virtude das obras de reforma e manutenção, o Cebeap está temporariamente sem atendimento presencial à população.

REFORMA

Atualmente, o Centro de Endemias e Bem Estar Animal recebe serviços de reforma e manutenção das baias e da cobertura do canil com instalação de luz solar, criação da central de esterilização, da sala de pós-operatório e do gatil, além da adequação de centro cirúrgico que será modernizado para que os profissionais tenham um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos animais.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, o local apresentava péssimo estado de conservação, colocando em risco a vida dos animais que ficam abrigados no local, em sua grande maioria, para se recuperar de ferimentos ou traumas. “Além de não oferecer um ambiente favorável para o desenvolvimento dos trabalhos da equipe responsável, o Cebeap também tinha um ar de tristeza e melancolia, que afetava a recuperação dos animais. Por isso, fiquei muito feliz e orgulhosa quando fui informada que mais de 110 animais já haviam sido tratados e adotados este ano. Parabenizo a todos os envolvidos pela dedicação e empenho ára cuidar destes animas que se encontram, muitas vezes, abandonados , mau cuidados e vítimas de maus tratos”, ressaltou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá