Início » Campanha de vacinação contra Poliomielite termina nesta 6ª feira em Poá

Campanha de vacinação contra Poliomielite termina nesta 6ª feira em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Apenas 49,99% do público-alvo da campanha (das crianças de um a quatro anos) receberam o imunizante; vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população para o encerramento da Campanha Nacional contra Poliomielite que ocorre nesta sexta-feira (30/09). Segundo dados da Pasta, cerca de 3.200 crianças foram vacinadas. A meta é vacinar 95% das cerca de 5,7 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, residente na cidade.

De acordo com os dados, nesta segunda-feira (26/09), apenas 49,99% do público alvo da campanha foi vacinado. “As crianças de até um ano seguem sendo o maior número de vacinados, com 775 doses recebidas (56,98%), também tivemos um avanço na porcentagem do restante da faixa etária. Entretanto vacinamos somente a metade das crianças de um a quatro anos, precisamos aumentar esse número”, ressalta o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

As porcentagens da vacinação das crianças de dois, três e quatro anos, também aumentaram nas últimas duas semanas, ultrapassando a casa dos 40%. “Entramos na semana final da Campanha Nacional contra Poliomielite, por isso, reforçamos a necessidade dos pais e/ou responsáveis levarem seus filhos até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para que possam receber a vacina e se protegerem contra Poliomielite”, disse o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

É importante lembrar que o País está com alto risco de epidemia de paralisia infantil, em consequência da baixa adesão da Campanha Nacional contra a Poliomielite e, por isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem feito ações estratégicas para alcançar o maior número possível de crianças como, por exemplo, o Dia D de Vacinação no último dia 20 de agosto.

Além disso, durante a 47ª edição da Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), realizada neste mês de setembro, a Tenda da Saúde também efetuou a imunização, mas somente 16 doses foram aplicadas, o que evidencia a baixa procura pela imunizante.

A Campanha Nacional contra Poliomielite, primeiramente prevista para ser encerrada no dia 09 de setembro, foi prorrogada até esta sexta-feira (30/09), justamente, por conta da baixa adesão. A imunização pode ser feita, das 9 às 15 horas, em todos os postos de saúde, exceto a UBS Doutor Oswaldo Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, onde a imunização é feita das, das 9 às 18 horas. Para receber os imunizantes é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, um documento com foto e um comprovante de endereço.

Números da vacinação:

Até 01 ano – 775 crianças vacinadas (56,98% da cobertura vacinal)

02 anos – 753 crianças vacinadas (42,27% da cobertura vacinal)

03 anos – 806 crianças vacinadas (46,32% da cobertura vacinal)

04 anos – 791 crianças vacinadas (45,45% da cobertura vacinal)

Total: 3.125 doses aplicadas (49,99% da cobertura vacinal)

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá