Início » Aumento do efetivo otimiza ações da GCM poaense

Aumento do efetivo otimiza ações da GCM poaense

Investimentos da área da segurança pública resultaram em melhorias na execução do planejamento da Secretaria de Segurança Urbana

A Secretaria de Segurança Urbana de Poá está implantando uma nova logística de trabalho, após receber os 21 novos Guardas Civis Municipais (GCM’s) para o aumento do efetivo que, desde janeiro de 2021, já registra um crescimento de 41%. O objetivo é ampliar o trabalho desenvolvido, proporcionando mais qualidade de vida e segurança ao cidadão.

Segundo a responsável pela Pasta, Marlene Sant’Anna, os investimentos feitos pela gestão da prefeita Marcia Bin, levam a um alcance maior da Guarda Civil. “De acordo com o nosso planejamento e distribuição dos agentes pela cidade, levando em consideração as informações levantadas pelo setor de inteligência, o tempo no atendimento às ocorrências caíram de cinco para três minutos, em média, além de possibilitar uma cobertura mais ampla das áreas periféricas e central da cidade, seja por meio de patrulhamento de viaturas (carros ou motos) ou operacional a pé”, ressaltou.

Desde janeiro de 2021, a atual gestão já promoveu o aumento do efetivo da Guarda Municipal em 41%, sendo a última nomeação de 21 novos GCM’s, realizada no dia 26 de março deste ano. “Com esta ampliação do efetivo, dobramos as equipes especializadas de dois para quatro, melhoramos o atendimento na área ambiental com mais patrulhamento e atuações voltadas a este setor, diminuindo o índice de crimes ambientais no município. Além disso, temos mais mulheres sendo assistidas e monitoradas pela Patrulha Maria da Penha e otimizamos e fortalecemos o combate ao tráfico de drogas na cidade, por meio da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e ROMO (Ronda Ostensiva com Motos)”, destacou o comandante da Guarda, Alexandre Guarnieri.

Além do aumento do efetivo, a administração municipal também tem investido na recuperação das câmeras de monitoramento que já conta com 50 aparelhos em funcionamento. “Temos a preocupação de promover a melhor segurança pública possível e, para isso, conto com toda a dedicação e empenho da secretária Marlene, uma pessoa de qualidade ímpar, totalmente focada no bem-estar dos poaenses”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.