Início » Agentes da Defesa Civil de Poá participam de Oficina Preparatória para Operação Verão

Ação tem como finalidade instruir os profissionais para agirem em ocorrências climáticas relativas ao período e intensificarem a segurança aos munícipes

Cinco agentes da Defesa Civil de Poá participaram da 2ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, nesta segunda e terça-feira (17 e 18/10). A ação foi realizada no Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, onde os profissionais de segurança receberam instruções e orientações para possíveis ocorrências relacionadas ao alto volume de chuvas no período do verão.

O treinamento contou, ao todo, com a participação de 142 agentes de 28 municípios da região Metropolitana de São Paulo, que receberam instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Climatempo, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), e dos Institutos de Pesquisas Ambientais (IPA) e de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de como se preparar e agir em inundações, deslizamentos de terra, desmoronamento de casas, entre outros.

Houve aulas teóricas e prática com vistoria de campo. “Esta época do ano é conhecida por trazer um grande volume de chuvas. Com a “Operação Verão” estabelecemos medidas e critérios para a proteção e preservação da saúde e bem-estar da população, desta forma, com o conhecimento adquirido por meio deste curso, nosso grupo está ainda mais preparado para os possíveis acontecimentos”, comentou o coordenador da Defesa Civil, José Ferreira de Souza. A equipe poaense também recebeu um “kit operação” com itens essenciais para auxiliar em possíveis ocorrências.

A Secretária de Segurança Urbana,Marlene de Sant’Anna, ressalta a importância desse tipo de oficina. “Promover ações que capacitam e habilitam nossos agentes é fundamental para garantir a segurança da população em momentos de emergência, por isso, nossa equipe vem participando de diversos eventos e treinamentos desde o ano passado”, frisa.

A “Operação Verão” inicia no dia 1º de dezembro deste ano e vai até o dia 31 de março de 2023, podendo se estender até o mês de abril. Compreende-se à gestão do risco, com vistorias periódicas em todas as áreas, e possíveis intervenções estruturais para mitigação do risco.  É importante ressaltar que durante todo o ano a Prefeitura de Poá realiza um trabalho preventivo a fim de evitar alagamentos e enchentes no município, como a limpeza de bueiros e redes coletoras de águas pluviais e o desassoreamento de córregos que são os principais causadores desses problemas.

FOTOS: Divulgação