Início » ADL vistoriou mais de 2,6 mil residências por combate à dengue

ADL vistoriou mais de 2,6 mil residências por combate à dengue

by Secretaria de Comunicação Secom

Apenas em cinco casas (0,18%) foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chicungunya

O Setor de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Poá realizou, durante o mês de julho, a ação de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com o objetivo de mapear a cidade e promover medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chicungunya. Na ocasião, foram 2.666 residências visitadas, em todos os bairros da cidade.

Segundo o coordenador do Setor, André Garcia, desse total de casas vistoriadas pelas equipes, apenas em cinco delas foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti. “As amostras que positivaram como sendo do mosquito da dengue foram encontradas nos bairros Vila Idalina, Jardim Alvorada, Jardim Medina, Jardim Julieta e Jardim América. Por se tratar de uma porcentagem muito baixa, já que representa apenas 0,18% das residências visitadas, não existe a necessidade de uma ação específica de combate ao mosquito e, sim, um monitoramento destas áreas com o intuito de que ele não se prolifere”, enfatizou.

Para o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, a ADL é uma ação preventiva que, além de mapear a cidade, também realiza orientações junto aos munícipes sobre como evitar pontos de água parada que propiciam a proliferação do mosquito. “Durante as vistorias os agentes também esclareceram dúvidas e alertaram sobre a importância de manter alguns cuidados como, por exemplo, não jogar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água fechadas, encher pratos de plantas com areia, entre outros”, ressaltou o responsável pela Pasta.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Arquivo Secom Poá