Início » Secretaria de Saúde abrirá agendamento para exame de mamografia nesta 4ª

Secretaria de Saúde abrirá agendamento para exame de mamografia nesta 4ª

Interessadas devem ter de 50 a 69 anos de idade; 39 anos com histórico familiar; ou qualquer idade, caso possua histórico pessoal da doença

A Secretaria de Saúde de Poá inicia o agendamento nesta quarta-feira (26/10), para as munícipes que desejam realizar o exame de mamografia. O objetivo é zerar a fila existente no município e abrir, inicialmente, 600 novas vagas. As interessadas devem ter de 50 a 69 anos de idade; 39 anos com histórico familiar; ou qualquer idade, caso possua histórico pessoal da doença. O agendamento será realizado na sede da Secretaria de Saúde, das 8 às 12 e das 13 às 16 horas. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa.

De acordo com o Secretário de Saúde, Alexandre Provisor, desde a semana passada (20/10), com a conclusão da manutenção do aparelho mamógrafo pela Pasta, o município realiza os exames da fila já existente no município, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (Cross). “Primeiramente, estamos atendendo a demanda reprimida, que hoje é de 288 pacientes, para que possamos abrir as 600 novas vagas, que terá início já na próxima semana”, ressalta ele.

Outras ações também estão sendo realizadas em alusão ao mês do Outubro Rosa. No último sábado (22/10), por exemplo, cerca de 600 pessoas participaram da caminhada contra o câncer de mama e de colo do útero, realizada pelas Secretarias de Saúde, Turismo e Mulher, na região central da cidade. Além disso, foram ofertados exames e aplicações de vacinas, juntamente com atividades lúdicas para conscientização e prevenção à doença, na Praça da Bíblia.

“A saúde sempre foi prioridade em nossa gestão. Infelizmente, pegamos uma cidade devastada em 2021, com prédios e aparelhos sucateados. Inclusive, decretamos estado de calamidade financeira no município. Desde então, trabalhamos intensamente para que as ações pudessem começar a acontecer este ano. Enfim, estamos colhendo os frutos e começando a levar um serviço de qualidade à população em todos os setores”, disse a prefeita Marcia Bin.

É importante ressaltar que o exame de mamografia será realizado exclusivamente na UBS Cypriano Osvaldo Mônaco, no Jardim Nova Poá. Já o agendamento deve ser feito a partir da quarta-feira (26/10), das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na sede da Secretaria, que está localizada na avenida Felício Marinelli, 140, no Jardim Medina. Lembrando que o público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos de idade; de 39 anos com histórico familiar; ou com qualquer idade, se possuir histórico pessoal.

FOTOS: Jean Carlos/Secom Poá