Simulação envolveu agentes de diversos municípios, bem como o Corpo de Bombeiros e profissionais do SAMU
A Defesa Civil de Poá participou na última terça-feira (23/08), de um exercício simulado emergencial de abandono de áreas de risco no município de Franco da Rocha. Ao todo, quatro agentes estiveram presentes no treinamento que teve como objetivo central instruir a população do local sobre como agir diante de um deslizamento de terras. Além de preparar e coordenar diversas frentes que possam atuar em casos de desastres naturais, como aconteceu em janeiro, no próprio município, onde 34 pessoas foram vitimadas.
Os agentes poaenses representaram a cidade neste treinamento, que foi realizado em parceria com a Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim dos Reis, área considerada de risco pela Defesa Civil do Estado. O exercício contou com uma força-tarefa de mais de 200 funcionários de diversos órgãos municipais e estaduais. Durante a prática simulada, foram realizados resgates de vítimas, evacuação de residências, primeiros socorros e identificação dos sinais que indiquem um deslizamento ou desabamento de terra.
Também estavam presentes na ação equipes das Secretarias de Obras Públicas; Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, da cidade de Franco da Rocha, além da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil de inúmeros municípios do Estado de São Paulo e especialistas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Geologia (IG).
O coordenador da Defesa Civil de Poá, José Ferreira de Souza, que acompanhou a prática, falou sobre a importância destas ações preventivas. “Nosso órgão vem participando de diversos eventos e treinamentos que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado ao longo desse ano. Esse treinamento de hoje é fundamental para conseguirmos obter melhores resultados visando os possíveis desastres que possam vir a ocorrer, principalmente, no período de fortes chuvas que vem se aproximando. Precisamos estar preparados e bem coordenados para ajudar também as outras cidades e poder salvar o maior número de vidas possíveis”, frisou o coordenador.
É importante ressaltar que a Defesa Civil de Poá realiza constantemente inspeções e atende a chamados em áreas com risco de desabamento. Além de emitir alertas para o risco de queimadas em áreas de mata, nos períodos de seca. A cidade, inclusive, recebeu nos últimos meses, por meio do programa “Governo na Área”, fruto da parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Estadual, veículos para auxiliarem no atendimento a população.
Para os serviços da Defesa Civil de Poá, os munícipes podem entrar em contato pelos telefones (11) 4634-1666 / 199, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.