Início » Prefeita Marcia Bin homenageia GCM Cocenzo por Ato de Bravura

Prefeita Marcia Bin homenageia GCM Cocenzo por Ato de Bravura

Agente municipal impediu o roubo de uma moto e preservou a integridade física das vítimas ao agir, mesmo não estando em serviço no dia da ocorrência

“Colocou a própria vida em risco, bem como a de seus familiares e este ato de bravura deve ser reconhecido!”. Com esta afirmação a prefeita poaense Marcia Bin homenageou, na manhã desta sexta-feira (08/07), o Guarda Civil Municipal (GCM) Rodrigo Cocenzo, responsável pela ação que impediu o roubo de uma moto, na rodovia João Afonso Castellano, na Vila Varela, no último dia 26 de junho, preservando a vida das vítimas.

Durante a homenagem realizada no Gabinete da prefeita e que contou com a presença da secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, e do comandante da Guarda, Alexandre Guarnieri, além das vereadoras Jilmara Quirino dos Santos e Patrícia Bin de Sousa Sanches, a chefe do Executivo municipal parabenizou o agente municipal e realizou a entrega de uma placa de Honra ao Mérito.

“Esta ação merece e deve ser reconhecida, principalmente, porque ele (Cocenzo) estava de folga no dia da ocorrência e, ao perceber a tentativa de roubo, agiu para preservar a vida dos cidadãos. Tenho muito orgulho da nossa GCM que conta com homens e mulheres dispostos a promover a segurança pública diariamente, saindo de casa sem saber se irão voltar. Que Deus os abençoe e proteja”, destacou a prefeita.

Para a secretária de Segurança Urbana, a atitude do GCM condiz com a postura da corporação que conta com excelentes agentes. “A nossa Guarda Municipal é, com certeza, motivo para ter orgulho e, graças à prefeita Marcia Bin e aos investimentos realizados, as ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade têm crescido, conforme o balanço recente que foi divulgado com relação ao primeiro semestre deste ano, quando cerca de 50 prisões foram efetuadas e mais de 6,5 mil invólucros de entorpecentes foram apreendidos, em 2022. Com relação à ocorrência em específico, fico ainda mais feliz pelo fato do GCM ter saído ileso da ação, assim como a sua família e as vítimas”, ressaltou Marlene.

Na ocasião, o Guarda Municipal também foi homenageado pela Câmara Municipal que aprovou o requerimento nº 109/2022, de autoria das vereadoras Jilmara Quirino e Patrícia Bin, de Votos de Aplausos e Congratulações pelo ato de bravura. “Agradeço a todos pelas homenagens, principalmente à secretária (Marlene) e a prefeita (Marcia Bin) pelo apoio, é muito bom ter este reconhecimento”, finalizou o homenageado.

OCORRÊNCIA

No último dia 26 de junho, o GCM Cocenzo retornava para sua residência em companhia da família e, ao passar pela rodovia João Afonso Castellano, percebeu a ação de dois indivíduos em uma moto que abordaram um casal que estava em outra motocicleta. Mesmo não estando em serviço, o agente municipal optou por agir. Neste momento parou seu carro, se identificou como policial e deu voz de prisão e, ao ser respondido com um disparo de arma de fogo em sua direção, revidou a agressão alvejando um dos criminosos que veio a óbito no local. O outro indivíduo conseguiu fugir do local.