Início » Cerca de 280 homens aderem a Campanha do Novembro Azul em Poá

Cerca de 280 homens aderem a Campanha do Novembro Azul em Poá

Ação realizada nas unidades de Estratégia de Saúde da Família foi positiva e a expectativa é que a adesão seja maior no próximo dia 27, nas UBS’s

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o primeiro dia de ações voltadas para os homens, neste sábado (13/11), em virtude da Campanha Novembro Azul. Cerca de 280 homens aderiram à campanha e visitaram uma das seis unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) do município para realizar exames e receber orientações com o objetivo de identificar, de forma precoce, a existência de câncer da próstata.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, a adesão foi muito positiva e por isso espera receber um número ainda maior para o próximo dia 27 de novembro (sábado), quando a campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. “Ainda existe um certo tabu relacionado à prevenção do câncer de próstata e ficamos muito satisfeitos e contentes com a procura pelos exames. A expectativa é de que este número seja superado quando realizarmos a ação nas UBS’s, afirmou.

Ao todo, foram realizados 121 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e 93 de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B, além de 68 atendimentos em Saúde Bucal, com o objetivo de identificar casos de câncer bucal. “O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do nosso País, depois do câncer de pele não melanoma, por isso resolvemos realizar esta ação que tem como objetivo identificar a existência do câncer de próstata e, principalmente, orientar e conscientizar sobre a necessidade de frear o preconceito em relação aos exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença”, afirmou a secretária.

No próximo dia 27 de novembro, a ação será realizada em todas as UBS’s, com os serviços de coleta de exame PSA (para homens com idade a partir de 40 anos, em jejum de quatro horas) com o objetivo de rastrear o câncer de próstata, além de exames de HIV, Sífilis e Hepatite. Além disso, haverá ainda atendimento odontológico para avaliação da cavidade oral, com o objetivo de rastrear o câncer bucal. Os pacientes também contarão com orientações sobre Higiene Bucal e de Enfermagem em relação ao câncer de próstata, além de sessões de auriculoterapia com fisioterapeutas.

“O Novembro Azul é uma campanha muito importante e essencial porque contribui para quebrar tabus, além de divulgar informações importantes sobre a doença. Quero agradecer a prefeita Marcia Bin pelo apoio e incentivo para realizar esta ação junto às ESF’s e UBS’s do município”, finalizou Claudia.

As Unidades Básicas de Saúde que realizarão a ação no dia 27 de novembro, das 9 às 13 horas, são as UBS’s José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270, Vila Pereta), Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146, Centro), Tito Fuga (rua Maria Helena, 159, Calmon Viana), Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88, Jardim América), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444, Vila Jaú) e Santa Helena (rua Men de Sá, 560, Jardim Santa Helena).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá