Início » Denúncias levam GCM de Poá a realizar apreensão de 88 pássaros e três saguis

Denúncias levam GCM de Poá a realizar apreensão de 88 pássaros e três saguis

Ao todo, 88 aves silvestres foram resgatadas em duas residências na Vila Varela e três macacos saguis na Vila Açoreana

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá realizou a apreensão de 88 pássaros silvestres e três Saguis nesta segunda e terça-feira (15 e 16/11), por meio de denúncias anônimas feitas por munícipes. As apreensões ocorreram nos bairros Vila Varela e Vila Açoreana e tiveram como base a Lei nº 9.605 que classifica o ato de manter um animal silvestre em cativeiro como crime ambiental.

A apreensão dos Saguis foi realizada na manhã desta terça-feira (16/11), na rua João de Godoy, na Vila Açoreana. Com o suporte da Defesa Civil, foram apurar a denúncia sobre animais silvestres mantidos em cativeiro. Ao chegar à referida residência, com a autorização do proprietário, os agentes localizaram no interior da casa três macacos da espécie Sagui. Diante dos fatos, os animais foram conduzidos ao Centro de Recuperação de animais Silvestres (CRAS) do Parque Ecológico do Alto Tietê.

Já nesta segunda-feira (15/11), a Guarda Municipal realizou a apreensão de 88 pássaros silvestres, na Vila Varela, sendo 12 pássaros na rua Joaquim Miguel Silva e 76 na rua Votuporanga. Com a apreensão destas aves, a GCM de Poá apreendeu 164 pássaros em menos de um mês. Ao todo, foram apreendidos 46 Coleirinhos, 13 Picharros, 12 Pintassilgos, 5 Bigodinhos, 5 Canários do Reino, um Pintagol, 3 Pixoxós (em extinção), um Canário da Terra, um Pintagol, um Canário da Terra, um Azulão (em extinção) e um Gurundi.

Em ambas as apreensões das aves, os responsáveis foram direcionados para a Delegacia de Polícia de Itaquaquecetuba e as aves encaminhadas para o CRAS do Parque Ecológico do Tietê. “As denúncias estão ocorrendo em reflexo à atuação dos agentes de segurança que têm se dedicado cada vez mais em executar a lei em prol da sociedade. Estamos aptos a atuar em crimes ambientais como este, assim como para qualquer outra situação”, afirmou.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

No último domingo (14/11), durante patrulhamento preventivo na avenidaAntonio Massa, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GCMfoi abordada por um entregador, portando uma bag, que teve a sua bicicleta furtada minutos antes. Após receber as características do suspeito, a equipe iniciou as buscas, encontrando-o na rua José Augusto Anselmo, na região central, em posse do produto do furto.

Além da prisão do indivíduo que foi encaminhado à Delegacia de Itaquaquecetuba, onde ficou à disposição da Justiça, a GCM também registrou, na noite desta segunda-feira (15/11), a ocorrência por Importunação Sexual, ocorrida na rua Elvira, no Jardim Medina.

“Após termos recebido denúncia que um indivíduo estaria praticando ato libidinoso em frente a uma mulher de 22 anos e uma adolescente de 14 anos, os agentes de segurança compareceram ao local e deram voz de prisão ao acusado que foi encaminhado à delegacia, onde foi apresentado à autoridade policial”, explicou o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri.

FOTO: Divulgação