Início » Projeto municipal “Horta Urbana” beneficia entidades assistenciais de Poá

Projeto municipal “Horta Urbana” beneficia entidades assistenciais de Poá

Hortaliças cultivadas pelo projeto já foram doadas para o lar Mãe Mariana e para Apae; Paulo de Tarso será a próxima a ser atendida pela iniciativa

A Secretaria de meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos da Prefeitura de Poá realiza o projeto “Horta Urbana”, que promove o cultivo de hortaliças a fim de beneficiar entidades assistenciais do município. O plantio teve início há cerca de dois meses (preparo do solo e plantio) e já realizou doações a duas entidades do município, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e a Instituição Assistencial Cristã – Lar Mãe Mariana.

Segundo a responsável pela Pasta, Claudete Canada, o projeto é uma ferramenta que tem como finalidade promover a educação ambiental, segurança alimentar e a qualidade de vida. “O objetivo é auxiliar no combate à fome, além da melhoria alimentar das famílias e educar e conscientizar a população sobre o consumo de hortaliças orgânicas que representa uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.

Até o momento, as entidades Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e a Instituição Assistencial Cristã – Lar Mãe Mariana já foram beneficiadas pelo projeto. “Vamos entrar em contato com a Sociedade De Amparo Ao Menor Paulo De Tarso para realizar a doação dos produtos para a entidade. Queremos realizar este serviço junto a todas as entidades assistenciais do município”, afirmou Claudete. Dentre as hortaliças que fazem parte do projeto, é possível encontrar alface, almeirão, salsinha, couve, hortelã, orégano, pé de pimenta, rúcula, cebolinha, coentro, acelga, jiló, entre outros.

A secretária ressaltou que a meta da “Horta Urbana” é identificar terrenos públicos e/ou privados (caso o proprietário queira ser parceiro do projeto) que estejam ociosos para implantação de hortas, cadastrando famílias interessadas e fornecendo os insumos básicos para iniciar a produção. “O projeto também inclui a realização de encontros e visitas técnicas, para a troca de conhecimentos tanto dos técnicos como do público-alvo. Aproveito para agradecer a prefeita Marcia Bin que tem dado todo respaldo para a que Secretaria desenvolva projetos como este”, finalizou.

As entidades assistenciais que tiverem interesse em fazer parte deste projeto, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, pelo telefone 4636-6408.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá