Início » Reestruturação administrativa transfere atribuições de Meio Ambiente da Secretaria de Governo para Serviços Urbanos

Reestruturação administrativa transfere atribuições de Meio Ambiente da Secretaria de Governo para Serviços Urbanos

by Secretaria de Comunicação Secom

A Prefeitura de Poá irá realizar uma reestruturação administrativa com a transferência de atribuições entre duas pastas, a Secretaria de Governo e a de Serviços Urbanos, a partir do Projeto de Lei Complementar nº 001/2021, que foi aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (12/02). Agora, o documento aguarda a sansão da prefeita Marcia Bin, que deve ser realizada nos próximos dias.

O projeto prevê transferir as atribuições e políticas ligadas ao Meio Ambiente e Recursos Naturais da Secretaria de Governo e Comunicação Social, para a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU). A Divisão de Cadastro, do Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda, também sofrerá alteração e passará a ser Divisão de Fiscalização Tributária.

A modificação na estrutura se justifica pelo fato de que compete a SSU, dentre outras atribuições, a manutenção e conservação de vias, praças, jardins, cursos d’água e demais logradouros públicos, bem como coordenar e executar os serviços de reforma e manutenção de equipamentos e prédios públicos, no que se refere à alvenaria, pintura, instalações elétricas e hidráulicas. Além das ações relacionadas aos serviços de gestão de resíduos sólidos domiciliares, que abrange serviços de limpeza pública no município como, por exemplo, coleta de lixo domiciliar e sua destinação; varrição de ruas, praças, feiras, entre outros.

Desta forma, o remanejamento das políticas de meio ambiente e cuidado com os recursos naturais para a pasta de Serviços Urbanos, proporcionará uma melhor proteção e preservação do meio ambiente natural e urbano. Além de poder aproveitar a gestão de uma única pasta, será possível ainda utilizar os recursos financeiros, pessoal e patrimonial na gestão dos espaços públicos e na preservação do meio ambiente natural.

DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

Atualmente, a Divisão de Cadastro é responsável pelo recebimento e armazenamento de informações fiscais dos cidadãos, porém não exerce a fiscalização dos dados, função que compete ao Departamento de Tributos.

Com a unificação, a administração municipal pretende agilizar os procedimentos administrativos, com a queda de entraves burocráticos, sob a mesma estrutura física.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá