Início » Vigilância Sanitária de Poá promove programa ‘ProÁgua’

Vigilância Sanitária de Poá promove programa ‘ProÁgua’

by Secretaria de Comunicação Secom

Iniciativa tem como objetivo a promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano

A Secretaria Municipal de Saúde de Poá, por meio do setor de Vigilância Sanitária, promove semanalmente em residências de diferentes bairros do município, o programa ‘ProÁgua’ onde é realizada a coleta e análise da água fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Ação é realizada por meio do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, que tem como objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado de São Paulo. Dentre as análises realizadas estão: Físico química, Organoléptica e Microbiológica.

As amostras são encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência no programa ‘ProÁgua’, pois é responsável pela coordenação de 19 laboratórios de saúde pública encarregados pela elaboração do cronograma anual das coletas e análises.

Segundo o chefe da Pasta de Saúde, Alexandre Provisor, a partir dessas coletas será possível assegurar a qualidade dos sistemas de abastecimento do município. “O programa desenvolve ações contínuas e possibilita a identificação e intervenção em situações de risco à saúde dos consumidores”, disse Provisor.

“Nossos agentes estão realizando a coleta todas às quartas-feiras em diversos bairros do nosso município. A colaboração e participação dos munícipes são essenciais para o sucesso do programa”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

Foto: Secom – Poá