Início » Vacinação dos profissionais da rede particular de saúde começa nesta 3ª em Poá

Vacinação dos profissionais da rede particular de saúde começa nesta 3ª em Poá

A vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) inicia uma nova etapa nesta terça-feira (02/02), no município de Poá. Os profissionais da rede particular de saúde serão imunizados até a próxima sexta-feira (05/02), das 09 às 15 horas, na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Estância Hidromineral de Poá. Já a população idosa com mais de 90 anos, recebe a primeira dose a partir do dia 8 de fevereiro (segunda-feira). A campanha chegou a marca de 867 poaenses vacinados.

Segundo a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado de são Paulo, trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros estabelecimentos.

Em Poá, serão cerca de 800 profissionais da saúde entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, bem como os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros.

“Todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde, incluindo ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e parteiras, por exemplo, assim como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também serão imunizados”, destacou o diretor do departamento de Vigilância em Saúde de Poá, Leonardo Barbosa Garcia.

De acordo com o diretor, serão disponibilizadas 200 senhas diárias para a nova etapa de imunização que será realizada na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Estância Hidromineral de Poá, localizada na Avenida Prefeito Jorge Francisco Correa Allen, 325, Centro. Os profissionais devem comparecer munidos de um documento pessoal com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e comprovante de endereço de Poá ou de vínculo empregatício com empresa da cidade, além de um documento que conste a atividade funcional (carteira de trabalho, registro de classe ou documento que comprove atividade no serviço na área).

ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, o cronograma da campanha contra a disseminação da Covid-19, encaminhada pelo governo do Estado sofreu alteração, tendo em vista que estava previsto que idosos acima de 75 anos seriam vacinados a partir do dia 8 de fevereiro, porém, com a nova determinação, a referida data está reservada para pessoas com mais de 90 anos. “Estamos seguindo o que é determinado pelo Estado e, principalmente, aguardando o envio de novas doses para darmos sequência à imunização”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá