Campanha atende públicos alvo definidos pelo Governo do Estado, em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Poá realizam, de segunda a sexta-feira, a vacinação contra a gripe, O atendimento acontece das 8h30 às 15h30. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com CPF, caderneta de vacinação, cartão SUS e documento que comprove a inclusão do poaense nos grupos prioritários.
Nesta primeira fase, podem receber a vacina: crianças de seis meses a 05 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas acima de 60 anos de idade; gestantes; puérperas; indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade (acima de 18 anos); funcionários do sistema carcerário; portadores de comorbidades graves; professores; profissionais das Forças Armadas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários.
No total, 4 mil doses foram destinadas para a cidade. A prefeita Marcia Bin explica que a campanha foi antecipada neste ano. “Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, desta vez teve inicio no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País. Ainda quer não estejamos no período de frio, é muito importante que todo o público alvo se vacine. Os vírus respiratórios já estão circulando”, alerta.
A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde observou uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.