Início » Tem início fase de concretagem das vigas de sustentação do novo viaduto poaense

Tem início fase de concretagem das vigas de sustentação do novo viaduto poaense

Avanço da obra já está perceptível para quem passa pelo local; novo equipamento tem como objetivo desafogar o trânsito na região central

Apesar do período chuvoso, a obra de construção do novo viaduto poaense segue em ritmo acelerado e a evolução da obra já é perceptível para motoristas e pedestres que passam pelo viaduto Tancredo Neves ou pela avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva. Os serviços que estão sendo realizados têm como finalidade a instalação das vigas acima dos pilares de sustentação, além da estruturação para instalação de vigas protendidas, e ainda a instalação de vigas para a parede da alça de saída da nova construção.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Ricardo Leão, as vigas já se encontram em fase de concretagem. “Tecnicamente, esta etapa visa a criação de peças de concreto, no caso as vigas de sustentação. É uma fase importante e um pouco demorada, pois a ação necessita de, pelo menos, 30 dias de secagem para estar apta a receber a estrutura superior”, explicou o responsável pela Pasta.

A construção tem como objetivo “desafogar” o tráfego de veículos durante a transposição sobre a linha férrea da CPTM que, atualmente, é feita pelo viaduto Tancredo Neves, já considerado saturado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. “O antigo viaduto já não comporta mais o grande número de veículos que transita de um lado para o outro da cidade, principalmente nos horários de pico, o que acaba resultando em grandes congestionamentos e transtornos para os motoristas. Por isso temos como uma das principais prioridades desta gestão a conclusão desta obra”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

A retomada da obra só foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Estadual, conquistado após constantes reuniões da chefe do Executivo municipal com a cúpula do governo paulista. Por meio do convênio, a Municipalidade obteve um recurso de R$ 12 milhões para concluir a obra orçada em R$ 12.062.681,92 (99,4% do valor total).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá