Início » Secretaria realiza palestras sobre o combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Eventos foram promovidos pela pasta da Assistência e Desenvolvimento Social com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o tema

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá realizou nesta terça-feira (31/05), duas palestras voltadas para o tema “Combate a Violência e à Exploração Sexual de Crianças a Adolescentes”. Os eventos foram realizados no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) do Jardim São José e da Vila Jaú, bem como no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”.

Segundo o responsável pela pasta, Lucas Bertagnolli, as palestras tiveram como finalidade chamar a atenção para o tema que foi debatido em ações realizadas durante este mês de maio, quando se é comemorado o “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual e à Violência contra Crianças e Adolescentes”, celebrado no dia 18 de maio.

A palestra realizada nos CRAS do Jardim São José e da Vila Jaú teve como palestrante a Conselheira em Direitos da Criança e Adolescentes em Políticas Públicas, Etelma Souza. Já o evento realizado no Teatro Municipal “Turíbio Ruiz”, que encerrou as atividades sobre o tema, contou com a palestra da assistente social e advogada, Rosimeire Aparecida Mantovan.

“É um tema delicado e difícil de ser abordado, mas que exige debates e ações para coibir esta prática que, infelizmente, aflige a nossa sociedade. Agradeço à prefeita Marcia Bin pela confiança e pela oportunidade de estar à frente da Secretaria, bem como a toda equipe técnica pela realização destes eventos”, afirmou Lucas Bertagnolli.

Para a chefe do Executivo municipal que esteve presente na palestra realizada no Teatro Municipal, a gravidade da violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes exige mais ações e discussões sobre o tema, unindo o poder público, entidades privadas e a sociedade como um todo. “Não é fácil falar sobre este assunto, mas precisamos quebrar este tabu, perder o medo de falar sobre isso. Se não superarmos esta barreira, as crianças e os adolescentes continuarão sendo vítimas desta violência”, afirmou Marcia Bin.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Simone Lacerda, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Deise Andrade, a presidente do Conselho Tutelar, Maria Lúcia Panão, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Fernanda Ratcov Borges, o vereador Roberto de Melo Vieira, entre outras autoridades municipais.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá