Início » Secretaria de Saúde participa de reunião online por descredenciamento de leitos para internação

A secretária de Saúde de Poá, Claudia Cristina de Deus, participou nesta quarta-feira (28/07) de uma reunião por web conferência com a Comissão de Intergestores Regional (CIR). O encontro online teve como pauta a desmobilização dos leitos de clínica médica do Hospital Municipal Doutor Guido Guida e a definição das referências para transferência de pacientes em casos de internação.

De acordo com a responsável pela pasta, a reunião faz parte do processo de transformação do Hospital em Pronto Atendimento 24 Horas, anunciado pela Administração Municipal nesta terça-feira (27/07), em virtude da grave crise financeira pela qual a cidade passa. “Essa reunião faz parte do processo para a transformação do Guido Guida em Pronto Atendimento. Foi apenas mais uma etapa deste trâmite que necessita de mais reuniões e planejamento. Enquanto não concluirmos este processo, as internações continuam sendo realizadas normalmente no Guido Guida”, disse.

Os problemas financeiros e de Recursos Humanos (RH) são os principais pontos que dificultam a manutenção do hospital que é mantido quase que 100% pela Prefeitura. “Recebemos apenas R$ 300 mil mensais do Governo Federal, sendo que R$ 250 mil são para os leitos de internação e R$ 50 mil para a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Esse valor perto de R$ 4,5 milhões (média mensal) de custo do hospital não ameniza a situação”, afirmou Claudia.

A secretária destacou que o anúncio feito pela Prefeitura terá como principal mudança o fato de que o Guido Guida não terá mais leitos para internação. “É importante destacar isso, o atendimento e as especialidades permanecerão sendo oferecidas no Pronto Atendimento. Os pacientes que necessitarem de internação, serão transportados para os hospitais que ainda serão referenciados pelo Governo do Estado”, explicou. A secretária ainda destacou que a finalidade é melhorar o atendimento e a qualidade, além de não faltar médicos para a população e, principalmente, que a Porta Covid e a Pediatria permanecem separadas dos demais serviços.

O processo iniciado pela Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, tem como objetivo reduzir os custos gerados pelo hospital e, consequentemente, manter o atendimento à população. É importante frisar que os serviços como Clínica Geral, Porta Covid e Pediatria permanecem à disposição dos munícipes, com atendimentos e equipamentos devidamente separados.

“A administração municipal tem, desde o início do mandato, buscado meios de sanar as dívidas e equilibrar a saúde econômica da cidade, seja por redução dos vencimentos dos servidores municipais e subsídios dos secretários, vice-prefeito e prefeita, revisão de contratos, devolução de prédios locados, entre outros. Em relação ao hospital, diversas reuniões e estudos foram realizados e para evitar o fechamento da unidade a melhor opção foi a alteração para Pronto Atendimento 24 Horas”, finalizou a secretária.

FOTOS: Divulgação – Secom Poá