Início » Secretaria de Saúde divulga programação de palestras para o Outubro Rosa

Secretaria de Saúde divulga programação de palestras para o Outubro Rosa

Além das apresentações voltadas para a saúde da mulher, o Centro de Fisioterapia realizará sessões de auriculoterapia

Em virtude do Outubro Rosa, mês destinado às ações voltadas para a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde e da Mulher, preparou uma programação especial de palestras voltadas para a saúde da mulher. O Centro de Fisioterapia Albert Sabin também foi incluído na campanha como sede de sessões gratuitas de auriculoterapia para mulheres de todas as idades.

De acordo com o cronograma, serão cinco palestras realizadas no Teatro Municipal Turíbio Ruiz, nos dias 15 e 29 de outubro, abertas ao público e com conteúdo direcionado para os cuidados que as mulheres devem ter com a prevenção ao câncer. “Dentre os palestrantes temos um educador físico, uma fisioterapeuta, um médico, uma enfermeira e uma assistente social, ou seja, todos gabaritados para abordar temas importantes relacionados à saúde das mulheres”, enfatizou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

No próximo dia 15 de outubro (sexta-feira) serão realizadas duas palestras, sendo a primeira às 9 horas, com o tema “Como a fisioterapia pode ajudar na saúde da mulher”, com a fisioterapeuta Marceli Zago. A partir das 10h30, o médico Jorge Abissamra Filho realiza a apresentação intitulada “Câncer ginecológico”.

As três palestras restantes serão realizadas no dia 29 de outubro (sexta-feira), também a partir das 9 horas, com o educador físico Ivan de Oliveira, que vai abordar sobre “O exercício físico na prevenção e no tratamento do câncer de mama”. Na sequência, às 10h30, a enfermeira Janiéri Cordeiro ministra a apresentação sobre “A mulher do século 21 e o câncer de mama e do colo do útero”. Já a última palestra terá início às 11h30, com o tema “A importância da rede de apoio às mulheres em situação de violência”, com a assistente social Raquel Franco. O Teatro Municipal Turíbio Ruiz está localizado na avenida Antonio Massa, 331, na região central da cidade.

AURICULOTERAPIA

Segundo a secretária de Saúde, Claudia de Deus, o Centro de Fisioterapia atenderá mulheres de qualquer idade, sem a necessidade de guia de encaminhamento e/ou agendamento, para a realização de sessão de auriculoterapia. “Trata-se de uma especialidade da acupuntura considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma terapia de microssistema que tem como finalidade o tratamento de dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas”, ressaltou.

As sessões serão realizadas nos dias 15, 22 e 29 de outubro, no Centro de Fisioterapia Albert Sabin, localizado na rua Jair de Godoy, 275, Vila Açoreana, das 7 às 10 horas.