Início » Campanha de Multivacinação atualiza mais de 270 carteiras vacinais em Poá

Campanha de Multivacinação atualiza mais de 270 carteiras vacinais em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em todas as UBS’s e ESF’s do município, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o balanço da primeira semana da Campanha Nacional de Multivacinação, nesta sexta-feira (08/10). De acordo com os dados da Pasta, desde o dia 1º de outubro, data de início da campanha, 272 poaenses tiveram as suas cadernetas de vacinação atualizadas com a aplicação das vacinas que não estavam em dia.

“A primeira semana contou com uma boa adesão dos poaenses que se encontravam com a aplicação de algumas vacinas em atraso. A realização da campanha é muito importante para que crianças e jovens possam manter atualizado o cartão vacinal, só assim manteremos as doenças prevenidas pelas vacinas longe das nossas crianças”, afirmou o responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

De acordo com os dados divulgados, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wellington Lopes (Jardim América) foi a mais procurada para atualização da carteira vacinal. “Somente nesta unidade foram feitas 48 atualizações. As UBS’s José Pereta (Vila Pereta) e Doutor Cypriano Mônaco (Jardim Nova Poá) também tiveram uma boa demanda com 39 e 31 atualizações, respectivamente”, destacou o diretor.

Durante a primeira semana, também foi possível identificar que o público de até um ano de idade é o que está com o maior número de cadernetas de vacinação em atraso. “Das 272 carteiras vacinais que foram atualizadas nestes primeiros dias de campanha, 121 foram de crianças de até um ano. Já as crianças de 2 a 4 anos que compareceram nos locais de vacina, tiveram 90 cadernetas colocadas em dia, além de 61 do público de 5 a 14 anos”, informou Leonardo.

A Campanha Nacional de Multivacinação em Poá é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) do município. “Teremos também o ‘Dia V’, que será realizado no próximo dia 16 de outubro (sábado), com vacinação também sendo realizada em todas as unidades, no mesmo horário. Vale ressaltar que, no ‘Dia V’, e nas Estratégias de Saúde da Família não serão aplicadas as vacinas contra a Covid-19”, finalizou o diretor.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá